sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Uma Verdade Sobre o Orkut

Recebi em meu email, há algumas semanas ,um texto (para mim bastante interessante) sobre o Orkut escrito pelo professor Marco André Vizzortti (USP), ele nos faz um alerta sobre a supexposição a que estamos sujeitos ao usarmos esta ferramenta interativa e o perigo(que muitos de nós já conhecemos ) que corremos ao negligenciarmos alguns cuidados.

Será que o professor Vizzortti está exagerando, ou realmente estamos subestimando tais perigos, quando muitas vezes colocamos fotos (nossas,de parentes ou amigos) ou quaisquer informações que possam ser usadas de forma indevida e contra nós?

Se quiserem ler o texto , acessem www.uraoline.com.br/colunas/suaopinião/orkut.html

Espero que leiam e que possa ser útil,
Abraço a todos,
Flávia Cantuária

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a exposição faz parte, se a pessoa não quiser correr riscos ou ter suas fotos expostas não coloque na internet. Há opções.
E já há varios recursos no orkut por exemplo onde vc escolhe quem pode ver suas fotos, ou que inibe a copia. Não vejo isso como um problema, vejo como liberdade de expressão.

edson carlos disse...

Sabendo usar o orkut será uma ótima ferramenta. Cabe a nós sabermos discernir sobre o bom uso, colocando as informações aos alunos, as necessidades de segurança, os riscos que se pode ter, enfim, mostrar aos alunos que o orkut poderá ser útil para eles, desde que eles obedeçam às regras do jogo.

Anônimo disse...

Não consegui abrir o link, por isso não posso falar do conteúdo do texto.

Existe mesmo um grande perigo na exposição de fotos e dados pessoais no orkut, em blogs,etc.
cabe aos pais, responsáveis e educadores o papel de alertar, mas proibir jamais, até porque, não adianta, o proibido é sempre mais instigante.

E como disse a Madfly, também existem mecanismos de bloquear o ascesso de estranhos a determinados conteúdos.

Danda Rocker disse...

Acredito que o risco é necessário e contribui para a formação do indivíduo. O perigo está em todas as partes, não só em sites de relacionamento, como em todos os cantos tanto virtuais como existenciais do nosso mundo. E não basta apenas avisarmos a nossos filhos, nossos parentes, nossos alunos. NÓS também devemos estar atentos, nos mantendo sempre atualizados no que se refere não somente à exposição de nossos dados, como também às ameaças virtuais como vírus, SPAMs, hackers e etc.

Wendy disse...

professora, não consegui abrir o link! mas realmente é extremamente perigoso a exposição de nossas fotos assim como as informações que expomos sobre nossas vidas, onde estudamos, onde vamos etc....

Jenifer Lopes disse...

Concordo com o Vizzortti quando ele diz que o orkut é uma ferramenta muito utilizada por pessoas mal intencionadas, dada a facilidade que dispõem de investigar, invadir a "privacidade" daqueles, que é lógico, por estarem no orkut não fazem questão de mantê-la. No entanto como professora, defendo que é uma ferramenta múltipla e que nos fornece possibilidades de exploração igualmente múltiplas. Acredito que assim que foi lançado o orkut realmente deu margem para muitas situações desagradáveis, eu mesma fui uma das que sofri por isso, no entanto. Assim como em qualquer meio de comunicação, se nos expomos, corremos o risco. Por exemplo quem nunca colocou um anúncio no classificados com o seu tel para contato e não recebeu trotes? Quem nunca recebeu telefonemas de marketing de produtos quaisquer, sem nunca ter-lhe fornecido o telefone? A segurança que temos no mundo atual é limitadíssima. E quanto a má intencionalidade, lidamos com ela o tempo todo, em qualquer lugar que estejamos presentes.Deixaremos de viver por isso? Creio que cada um deve procurar o seu meio para se defender como puder. Quanto ao orkut, agora ele disponibiliza módulos de segurança para quem não quiser se expor demasiadamente. Vale lembrar, que esta "segurança" tem validade até o próximo "hacker" burlá-la.