quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Usando a Informática

E aí, pessoal ?

Depois de nossa discussão "julgamento" sobre o uso ou não do orkut na sala de aula, gostaria de saber como vocês planejariam uma 1ª aula de Informática, imaginando-se em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, especificamente sobre a internet e ainda mais sobre o Orkut.

Por onde vocês começariam? Acham que seria necessária a confecção de um roteiro? quais as atividades propostas? Que problemas e questões precisariam enfrentar?

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que começaria com algum debate prévio, com alguma discussão/problematização de um tema antes de trabalharmos com o computador.
Acho legal ter um roteiro onde as atividades com o computador se alterem e complementem com aquelas mais "tradicionais", com o uso de livros, revistas, entrevistas, fotos, etc.

Anônimo disse...

Começaria perguntando aos alunos, o que sabem , o que fazem e se existe alguém em sala de aula com dificudades quanto ao uso ou o acesso à internet.
A partir daí é que colocaria o roteiro em prática. Com a continuidade, poderia sugerir
discussões sobre vários temas, até mesmo incentivá-los a criar comunidades com alguns temas tranversais inerentes à idade da turma e de acordo com a aceitação da mesma.

Kelly Russo disse...

Gostei da idéia da Regina de começar fazendo um tipo de "diagnóstico" sobre o que os meus alunos já conhecem e costumam utilizar da grande rede. Lançar desafios e estimular que ampliem seus conhecimentos sobre o tema: estimular que procurem explorar outros e novos espaços.
Também procuraria unir o uso das novas tecnologias com os recursos mais tradicionais da escola, como a realização de mural, de jornalzinho escolar ou de colagens com revistas e jornais.

Anônimo disse...

A principio iniciaria com algumas apresentações sobre a informatica, para iniciar uma discussão e colher os saberes e a realidade dos alunos quanto ao assunto. Também aproveitar para solicitar algumas sugestões sobre oque gostariam de saber.
Depois organizar o roteiro do conteudo.

Silvia.Rocha disse...

Realmente antes de fazermos qualquer planejamento, precisamos conhecer os saberes dos alunos, e aproveitarmos isso. Começaria com um questionário, assim fica mais fácil identificar cada um e mais discreto, pois os que têm dificuldades não se sentiriam tão constrangidos em falar. A partir disso fazer um plano de aula, mas creio que não dá pra seguir a risca o plano de aula, pois os alunos assimilam de formas diferentes as informações, as aulas tem que acompanhar o ritmo dos alunos. Quanto as atividades vou pensar um pouco mais. rsrs

Anônimo disse...

Acho que em se tratando de internet, mas especificamente Orkut, nos dias de hoje, com os alunos, que tem em sua maioria tem acesso demasiadamente facil a este recurso, eu não faria exatamente uma aula formal eu faria um troca-troca de informações pois eles tem muito a ensinar também. Conheço crianças de 7 anos que sabem tudo de internet, usam com a maior intimidade orkut, msn, sites de jogos,etc....... eu traria toda essa experiencia dentro da sala de aula, para podermos com isso trocar figurinhas da "bagagem" que cada tras para esta primeira aula e para a partir dela me basear para as outras.

Anônimo disse...

Eu começaria minha aula com um bate papo bem animado sobre a internet e suas ferramentas(E-mail, Blogger, Orkut, etc), após essa descontração, pediria que eles fizessem uma redação contando o que eles mais curtem fazer na "net", tipo: Mandar mensagens lindas por E-mail, participar de comunidades e salas de bate papo,etc. Para então entrar no assunto de maneira tecnica ou seja trazendo para os alunos dicas e informações que facilitasse o uso da informática.

Tati disse...

Primeiro gostaria de saber um pouco sobre o que os meus alunos conhecem sobre a relação do orkut com a educação. Depois iria propor uma atividade de campo no sentido de questionarem seus familiares a opinião destes a respeito, fazendo com que haja uma maior comunicação entre pais e alunos. E finalmente promover um debate sobre a pesquisa feita.

Anônimo disse...

Para começar, fazer um diagnóstico da realidade da minha sala de aula. Descobrir se os meus alunos utilizam o orkut e para que o utilizam seria um bom começo. Depois poderia trazer para eles sugestões de novos usos, e saber deles que outras finalidades eles acham que o orkut poderia ter. Um outro ponto pode ser a pesquisa dos alunos que poderão trazer dicas de comunidades onde poderíamos utilizar ou adquirir algum conhecimento escolar. Incentivar os alunos a postarem
poesias por exemplo em uma comunidade de poesias, pode ser uma atividade interessante onde eles estarão usando conhecimentos e navegando no orkut.
Acredito sinceramente que ao invés de marginalizarmos o orkut, podemos realizar atividades com o seu auxílio, sem transformá-lo é claro, em totalmente legal. Alertar sobre o mau uso, também pode ser uma tarefa nossa enquanto educadores.

luanda disse...

Não participei da aula, mais usaria mais ou menos o q as colegas falaram, de primeiro faria um levantamento do q eles usam mais qd acessam a internet e tentaria utilizar os sites q mais gostam e utilizam inserindo no cotidiano de aula. Acredityo q um roteiro seria necessário, mas não obrigatório, pois para não enfrentarmos resistências dos alunos o melhor seria trazer tal dia a dia deles e com isso não daria pra seguir o roteiro perfeitamente. Acredito q se baseando nas experiências e preferencias dos alunos não seria dificil tais atividades.