quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ciberativismo e educação pública

Depois de nossas discussões em aula sobre ciberativismo, levanto algumas questões para a nossa reflexão.

Reconhecendo a educação como um direito humano fundamental, seria possível pensarmos no uso da internet para divulgar ou tornar ainda mais evidente a situação de precariedade das escolas públicas de São Gonçalo? Ou, por outro lado, utilizar essas tecnologias para sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação escolar?

Como poderíamos iniciar um movimento nesta direção a partir de nossas aulas de informática educativa? Como disponibilizar ou trabalhar com os dados que coletamos durante a nossa pesquisa de campo?

23 comentários:

Regina disse...

Trabalhar o ciberativismo e educação pública nas escolas de São Gonçalo, é possível sim, mas para se ter um resultado satisfatório, vai levar um bom tempo, é preciso paciência e perseverança.

Um meio objetivo de se mobilizar a sociedade para o problema, seria criar uma Página na WEB ou uma comunidade no ORKUT, onde todos pudessem opinar e assinar um manifesto que posteriormente seria levado às autoridades competentes.

Ex: O que fez a Glória Perez em relação ao assissinato da sua filha Daniela Perez. Demorou, mas conseguiu algum resultado.

Priscilla Guilles disse...

Olá!!
Concordo plenamente com a Regina. A idéia da comunidade no orkut é uma boa, creio que seria o meio mais fácil e rápido de propagação dos dados coletados na pesquisa de campo.
A criação de uma comunidade seria pertinente. Os dados coletados poderiam ser divididos nos tópicos. Com isso poderíamos divulgar o número alarmante de escolas públicas que possuem laboratório de informática, mas não tem um profissional capacitado para dar aulas. Esse e outros dados poderíam aparecer nos tópicos.
A comunidade poderia ser propagada por meio de convites que os membros da mesma faríam a seus amigos, do orkut,para participarem e deixarem suas opiniões.
Bom...creio que esse seja um dos diversos caminhos para mobilizar a sociedade em meio aos problemas que as escolas públicas vem passando.

Anônimo disse...

E muito interessante essa proposta da comunidade no orkut como também os videos, ela dará condições de ampliar nossas discussões com um número maior de interessados, além
de nos permitir fazer algo concreto; comunicar as dificuldades, denunciar as omissões e buscar, através do dialogo, soluções.
A pesquisa de campo nos fornecerá dados da realidade que poderão ser confrontados com as propostas das escolas. Ampliará o sentido do nosso trabalho de campo.

Unknown disse...

Oi!!
Depois de ler o comentário da Regina, também tenho que concordar com a mesma, até porque é fundamental cada vez mais enfatizar sobre a questão da importância da melhoria da educação, do ciberativismo; desse modo é preciso que haja insistência e como disse a Regina: "paciência e perseverança" e acima de tudo vontade de querer fazer, só assim é possível realizar e fazer a diferença.
Porém, afirmo que pra começar, a idéia de uma comunidade no orkut que tenha como objetivo expor toda situação problema das escolas públicas é de fato, uma idéia plena, até porque mesmo que os resultados demorem para aparecer, mas pelo menos temos a certeza de que tem um público que está ficando ciente do problema atuale até mesmo quem sabe, não haja uma mobilização mais densa.

maracopi disse...

Um movimento reinvindicatório pela internet (glogs, orkut, etc) seria uma das maneiras de pressionar os nossos governantes municipais para que dessem maior atenção a educação tão combalida em nosso município.

Ana Caroline Azevedo disse...

Considero ótima a idéia do orkut. Seria uma maneira de dissiminar nossas pesquisas de campo e reivindicar melhorias para as escolas públicas gonçalenses, melhorias estruturais que permitissem um crescimento educacional.

Anônimo disse...

como todos até agora, concordo com a idéia, mas seria bom também que além de criar blog's, comunidades no orkut etc, seria importante divulgar nas escolas para profissionais da educação, alunos, pais etc, como forma de estimular a participação de toda sociedade. isso porque nem todos poderão saber da existência daqueles apenas acessando a internet!Liliane

Tamiris Bueno disse...

O uso da internet em sala de aula pode ser sempre uma ótima opção como método didático, desde que haja recurso para que o mesmo seja difundido entre os alunos e até mesmos os professores. Preparação e estrutura física é essencial.

Em minha pesquisa de campo pelas escolas de São Gonçalo pude perceber o quanto nosso município é precário de tecnólogia dentro das escolas...
Divulgar essa informação pode ser o ínicio de uma caminhada para transformar essa situação mas não pode parar por aí mto ainda tem que ser feito para que um dia possamos dizer que temos uma escola informatizada....
É necessario trabalho e mta boa vontade da nossa parte(como educadore) e por meio das autoridades.

Unknown disse...

Acho ótima a idéia de uma cominidade no orkut e assim da divulgação dos resultados da pesquisa na comunidade da UERJ!!!
Com isso estaremos alarmando a todos quanto as dificuldades enfrentadas pelas escolas municipais e estaduais.

Anônimo disse...

Concordo com a Regina quando ela cita a questão de uma comunidade no ORKUT. Pois assim seria uma maneira de todos expressarem a sua opinião a cerca deste assunto. Visto que são dados alarmantes no qual o governo deveria tomar providências, mas não o faz.
Enfim, o importante é não desistir de lutar, mesmo que os problemas na qual a escola pública vem enfrentando demorem a ser resolvidos.

Milena disse...

A internet notoriamente é uma ferramenta capaz de fazer visível todo tipo de informação. Sabemos que, por conta disso, muitas coisas negativas também circulam na rede mundial, porém, acredito que todo este potencial da internet pode ser otimizado!
Pôr os dados de nossas pesquisas de campo na internet e promover uma acessibilidade geral poderia vir a sensibilizar as pessoas sobre o que acontece no campo da educação de sua localidade..Muitas da vezes, após ter acesso aos dados as pessoas poderiam se indagar e questionar a qualidade de ensino e, para além disso, poderiam inciar processos de mudança. Acredito que este seja o grande trunfo da internet: o poder de transformar!

Anônimo disse...

O ciberativismo pode ser uma ferramenta muito importante no municipio de São Gonçalo, pois após o grande sucesso dos Portais 24hs, não se viu mais empenho da prefeitura em fazer algo deste tipo para a população. As lan housers, não podem tomar esse lugar. Os portais serviam para os estudantes pudesem ter um contato com o que ha de bom na internet e perder essa vontade é algo que irá prejudicar e muito o desenvolvimento tecnologico dos pequenos.

Anônimo disse...

Penso que essa idéia de montar comunidades, blogs seria uma ótima idéia para a dissiminação de nossos trabalhos, mas poderiamos também levar os dados coletados para algum orgão publíco, para que as escolas sejam fiscalizadas com mais frequencia.
Tatiana

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Logicamente que é possível usarmos a internet para esse tipo de divulgação. Contudo muitos pais não teriam acesso a estes vídeos, a estas realidades. Acredito que mais importante ainda seria mostrarmos como podemos e onde denunciar estes acontecimentos, pois que muitos dos responsáveis(a maioria) não fazem ideia de onde reclamar/denunciar esses acontecimentos. Muitos vão a secretária de educação,mas a verdade é que nada é feito para solucionar os problemas existentes (da falta de merenda a maus funcionários incluindo professores) no meio escolar.Todavia apesar desa dificuldade de acesso dos pais, acredito que seja valido montarmos um video com a realidade de nossa politica escolar.

Flávia disse...

Creio que de um modo geral todos concordam na criação de uma página na Web,comunidade no Orkut,etc.Então mãos a obra, quando vamos começar?Antes da finalização do Curso poderíamos oficializar a idéia e contribuirmos para que haja uma sensibilização da nossa sociedade quanto a realidade escolar em que se encontra o município de SG,dentre outros assuntos, a questão da informatica educativa.

Anônimo disse...

Gostei muito da idéia de fazermos uma comunidade no Orkut e que tal utilizarmos também outros meios?

Não sei, realizar uma carta com os dados para distribuir na Prefeitura? Divulgar os dados na própria UERJ, que é uma faculdade de formação de professores?

edson carlos disse...

Creio que será uma ótima ferramenta. Trabalhar mais com a informática, como orkut e blogs denunciando e cobrando aos líderes do município, será de suma importância.

Anônimo disse...

Os portais da prefeitura de São Gonçalo estão em pleno funcionamento, são 7 espalhados pelo municipio. Eu trabalho no portal do centro de são gonçalo e atendemos a uma média de 800 a mil pessoas por mes so neste portal, logico que poderia ser melhorado. seriam necessários muitos recursos, renovação dos equipamentos e manutenção. Mas eles estão lá a disposição da população.

Acho a ideia da comunidade otima também. Já que estamos tratando de assuntos ligados a internet nada mais pertinente do que se utilizar do proprio espaço para divulgar os dados. Lógico que não é o bastante, podemos ver outros meios dessa questão e revindicação chegar até as autoridades competentes e não só deixar os dados lá e esperar que alguem veja.

Anônimo disse...

podemos também tentar conseguir espaço nos jornais locais para divulgação.

Anônimo disse...

Utilizar meios de comunicação para sensibilizar a massa sempre foi uma excelente estratégia. Depois de pesquisar sobre a escola, nas comunidades existentes no orkut, foi possível pensar que esse espaço pode ser utilizado para movimentos de mudanças em relação a informática na escola.

Juliana disse...

Usar o ciberativismo é uma otima oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos e de todos num modo geral.Ainda mais usando o orkut que é uma ferramenta poderosa e de interesse dos alunos e por isso a facilidade de aprendizedo é bem mais satisfatorio.O problema é a escola publica ter essa consciencia e/ou ter com que fazer essa pratica.

luanda disse...

Acredito q esta seria uma maneira de conchecimento em massa da precariedade das escolas não só de São gonçalo, mais de qq outro lugar, porém como os amigos comentaram, teriam de ter paciência!! E muito melhor q o orkut, o próprio youtube teria uma repercursão muito maior, sobre o assunto, visto ser um acesso mais fácil, sem precisar de cadastro ou algo assim... Vejo q as midías televisivas encontram tantas coisas inúteis para apresentarem em seus programas, acredito q uma coisa bem feita e bem elaborada seria muito bem repercurtida, numa velocidade maior pelo youtube.