quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Recordar é viver...

O que você se lembra de nossas aulas de Informática e Educação?

Quais os termos/conceitos que chamaram mais a sua atenção?

Quais os textos que lemos e discutimos?

33 comentários:

maracopi disse...

Aquele assunto sobre o trabalho de informática feito pelos professores em Brasíla.

Os hipertextos.

As pesquisas de campos, que por sinal, já estão prontas.

pesquisa no you tube http://br.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E. também estão prontas

Anônimo disse...

Importante a discussão que tivemos sobre o hipertexto cooperativo e as reflexões sobre informática educativa.
O conhecimento que passei a ter sobre blogs e o orkut. através da Inf II, pude deixar de lado certos preconceitos e aproveitar mais o que a tecnologia pode proporcionar, auxiliar e contribuir na EDUCAÇAO.

paoladamas disse...

Na nossa aula de informática já falamos sobre o hipertexto que é um texto em link na internet, que permite várias entradas e saídas e não é linear.
Já discutimos o texto Blog Educacional: Ambiente de interação e escrita colaborativa que fala sobre os blogs, e estes representam uma excelente oportunidade para educadores, já que se constitui num espaço personalizado criando um excelente contexto de comuinicação imediata.

Milena disse...

Lembro das aulas sim. Recordo que trabalhamos a importância da informática enquanto ferramenta transformadora na educação, comentamos sobre hipertextos e, sobre uma pesquisa feita em Brasília. Conhecemos o blog e também fizemos pesquisas em outros que se destinam à educação para ver as diferentes formas de trabalho na tal página virtual.Além disso, chegamos a esboçar o início do que viria a ser nosso projeto de pesquisa de campo, que hoje- de volta às aulas- já está pronto.

Unknown disse...

Não me lembro das aulas... mas me lembro dos textos que abordavam o uso do computador como recurso didático.

Anônimo disse...

apesar de termos tido poucas aulas, me interessei mais pelo texto do Gilberto Santos, no qual são encontradas pesquisas sobre o trabalho de professores com o uso da internet, especificamente, mostrando como ainda hoje com tanto desenvolvimento tecnológico os profissionais da educação se vêem em meio a um mundo um pouco distante e parecendo sem interesse de trabalhar melhor com um recurso tão apropriado para as aulas nos tempos de hoje - com necessidade de informação, problematização e questionamentos das questões que nos cercam. E por que não fazer isto através do uso das TIC'S?!

Anônimo disse...

As aulas sobre hipertextos e de como usar a informática como instrumento de trabalho,foram muito utéis durante a realização da pesquisa de campo...

Anônimo disse...

Na Ultima aula o assunto Hipertexto foi abordado, houve uma conversa sobre os trabalhos que deveremos apresentar, as pesquisas de campo e o modo, que iremos realizar os trabalhos.

A informatica como ferramenta para a educação foi um tema abordado tambem.

Anônimo disse...

Me recordo da discussões sobre a importância da informática na sala de aula através do texto " A internet na escola fundamental" e achei muito interessante o esclarecimento sobre ipertexto.
A pesquisa sobre a informática nas escolas tambem foi uma experiência muito exclarecedora!

Unknown disse...

Falamos sobre blogs e visitamos alguns tambem. Discutimos textos sobre como utilizar a internet nas escolas de ensino fundamental e começamos a preparar um mapeamento do uso da informatica nas escolas de São Gonçalo.

Anônimo disse...

Das discussões sobre a importância da utilização da Informática como ferramenta pedagógica,a escrita colaborativa, o papel dos computatadores nas escola promovendo a alfabetização tecnológica, inclusive dos professores.

Conceitos: hipertextos e blog.
Textos que lembro foram:" A Internet na escola fundamental"(trabalho feito em uma escola de Brasília) e "Blog Educacional:ambiente de interação e escrita colaborativa".E os que estão na pasta, que eu só lembro que estão lá; o conteúdo, só olhando.
Outra coisa que lembro bem é que continuo com dificuldades de utilizar a informática, porém já não me sinto tão "infoanalfa".Conto com a ajuda de todos os meus colegas e da professora Kelly.

Cassiane Aleluia disse...

Foi interessante as aulas sobre que tivemos sobre o hipertexto cooperativo e as reflexões sobre informática educativa. Abriram os horizontes para novas formas de ensinar na escola e também sobre a utilização de novos espaços como, por exemplo, um laboratório.

Anônimo disse...

Kelly as crianças sabem muito de blogs,orkut,msn,jogos virtuais etc.
Agora ,quando se fala em uso do computador como instrumento pedagógico a coisa muda de figura....

Anônimo disse...

Me lembro que dialogamos sobre importância da informática enquanto ferramenta transformadora na educação,e também comentamos sobre hipertextos.

Unknown disse...

Não me lembro muito bem das aulas, lembro dos textos que lemos (A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores de Gilberto L. Santos e Blog Educacional: Ambiente de Interação e escrita Colaborativa de Maria de Fátima Franco.), onde me interessei bastante sobre o que Gilberto Santos que ao decorrer de sua pesquisa fala sobre a importância de conhecer o uso da Internet nas Escolas para que não sejam algo aleatório, as abordagens de construção de hipertextos. Os termos que mais me chamaram a atenção foi Blogs educacionais, Hipertextos, Interatividades entre outros que me fez pensar como a internet é importante e facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem.

Silvia.Rocha disse...

Me lembro de poucas coisas, mas o que me interessou mais foram:
O uso da internet nas escolas. Os hipertextos, a importancia da tecnologia na educação, como usa-lá. E o trabalho de campo.

Ana Caroline Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

sinceramente ta difícil de relembrar
mas sei que lemos artigos falando sobre hipertextos.
Falamos sobre blogs tb
e essas novas tecnologias relaciionadas com nosso objetivo principal que é a educação.

Priscilla Guilles disse...

Nas aulas de informática já discutimos sobre hipertextos(Link da internet-texto em forma digital, é uma espécie de texto em paralelo) cooperativos, discutimos também sobre Blog educacional, que busca a interação e a escrita colaborativa.Conhecemos o blog Esquina Educatica e outros blogs relativos a possibilidades educativas.Por fim a Kelly deu as coordenadas para o trabalho de campo.

Anônimo disse...

CG CApesar das poucas aulas que tivemos,lemos e discutimos o texto de Gilberto Lacerda Santos e pude absorver vários novos conceitos e termos que são utilizados na internet, como por exemplo os Hipertextos.

Anônimo disse...

Mesmo com poucos encontros, me recordo de alguns conceitos como hipertexto, terreno virtual, interatividade. Hipertexto são textos com links onde podemos fazer conexões com outros textos além de seus próprios comentários no texto. Discutimos o texto de Gilberto Lacerda Santos, onde ele faz uma pesquisa em escolas públicas e particulares a respeito do uso da internet na escola com o objetivo de comparar os dados coletados.

Ana Caroline Azevedo disse...

O que me chama atenção nesta disciplina é a incessante busca por aproximar teoria e prática. Os textos apresentados aproximam-nos à realidade escolar brasileira, a falta de atenção e de valorização que, de uma forma geral, a informática sofre no meio educacional.

Kelly Russo disse...

Maravilha, gente. Só que eu senti falta de uma coisa: só falamos maravilhas sobre a internet?
Quais os cuidados que devemos, como professores, estar atentos no uso dessas TICs?
E como devemos lidar/trabalhar com a relação informação e conhecimento?

edson carlos disse...

Lembro das aulas de coomo utilizar o computador como ferramenta de ensino, explorando o uso da internet com os alunos. Da criação de blogs, hipertextos, enfim, as aulas de Informática têm-me sido úteis na minha formação acadêmica.

Anônimo disse...

As discussões sobre a importância da informática na educação.
Os hipertextos, os textos comperativos.

Anônimo disse...

Recordo do texto de Gilberto Santos "A Internet na Escola Fundamental", onde ele fala da pesquisa do uso da internet no espaço escolar, a utlização dos blogs, o uso do hipertexto, a internet como uma ferramenta para auxiliar a educação nas escolas, as discussões com relação a atenção com alguns artigos nocivos na formação educacional das crianças...

Anônimo disse...

Recordo do texto de Gilberto Santos "A Internet na Escola Fundamental", onde ele fala da pesquisa do uso da internet no espaço escolar, a utlização dos blogs, o uso do hipertexto, a internet como uma ferramenta para auxiliar a educação nas escolas, as discussões com relação a atenção com alguns artigos nocivos na formação educacional das crianças...

Anônimo disse...

As discussões sobre a importância da informática na educação.
Os hipertextos, os textos comperativos.

4 de Dezembro de 2008 09:35

Anônimo disse...

O cuidado que devemos ter com o uso das TICs em sala de aula, é o mesmo que devemos ter na vida prática, com alunos, filhos,etc.
Orientar os alunos quanto
o perigo existente na rede, dar ferramentas para que eles aprendam
a filtrar e separar o conteúdo bom do ruim, priorizando assim bom uso da máquina em a favor da educação.

Danda Rocker disse...

Lembro-me em especial daquela aula onde aprendemos a montar nosso próprio blog... adorei!

Hummm... dos textos, eu lembro de ter discutido a respeito da importâncias das TIC´S em sala de aula.

Agora, penso que primeiramente o professor precisa internalizar esta experiência, conhecendo bem, estudando bem o campo onde pretende se basear para repassar o conhecimento adquirido aos seus alunos. Vivenciar esses momentos, principalmente em casa, com a família, onde ele estabelece fortes relações de confiança e colaboração, pode ser bastante proveitoso para o professor que espera de seus alunos uma reação interativa.

Sandra Christina.

Anônimo disse...

Recordo da dinâmica proposta, que foi de dentro de um texto pegar as palavras desconhecida, mas que são utilizada na linguagem da internet e buscar explica-la. Depois foi proposto tracar com os colegas, em que um contribuia com outro.

Hipertextos, links

As discussões dos texto foram interrantes, pois nos leva a questionamentos de coisas que ignoramos.

Anônimo disse...

aprendemos sobre os hipertextos, aprendi a fazer um blog, refiz o meu Orkut, debatemos sobre o uso do mesmo nas escolas e também sobre a realidade da infomática nas escolas.

Tati disse...

Uma aula que me chamou muito a atenção e que não vou esquecer foi o dia em que trocamos de computadores e a cada troca uma pessoa completava com palavras e seus significados relacionados ao computador como: blogs, hipertextos, links... nuca pensei que uma aula de informática podeia ser dinâmica a esse ponto. E depois discutimos sobre as tecnologias; câmeras por todos os lados, invasões de privacidade...