terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Orkut: Uma "ferramenta" na educação.

Olá!!

Com a evolução da tecnologia fica cada vez mais evidente a necessidade do uso da informática nas escolas públicas.A sociedade brasileira vive essa evolução digital. O Orkut site de relacionamento, é um bom exemplo disto.
As escolas discriminam o Orkut não percebendo o seu poder de interação e comunicação, é hora das instituições escolares utilizarem o orkut em benefício da educação. A partir dessa questão proponho que todos possam responder a seguinte questão: Tratando-se das escolas públicas, como os professores podem trabalhar o tema Orkut em sala de aula?

31 comentários:

maracopi disse...

PENSO QUE O ORKUT CHEGOU PARA A LIVRE EXPRESSÃO DE QUEM O USA. UTILIZA-LO SISTEMATICAMENTE PARA A EDUCAÇÃO NÃO SERIA DO AGRADO DE MUITOS, OU AINDA, NÃO AGRADARIA "GERAL".
ASSIM COMO O RÁDIO E A TELEVISÃO, O ORKUT DEVE SER USADO EVENTUALMENTE.

Anônimo disse...

Pesquisando nas comunidades do orkut, podemos observar as mais diversas visões sobre a escola. Tanto do ponto de vista dos professores, como dos alunnos. Pode-se observar comunidades de exultação a escola, como a comunidade "MInha escola é a minha segunda casa", como algumas retratando a degradação da estrutura escolar,"Minha escola é um Motel". De forma que, mesmo que o orkut não seja levado a sério por muitas pessoas e até mesmo por parte da comunidade academica, o fato é que através do Orkut podemos nos cedrtificar de tendencias, pensamentos e até mesmos correntes politicas atuantes na escola.

Anônimo disse...

Tratar o Orkut como uma ferramenta educativa é complexo, porém recompensante. O uso dessa ferramenta nas escolas públicas nem sempre será posível, pois nem todas as escolas tem acesso a internet e em escolas situadas principalmente em áreas mais carentes os educandos nem sempre tem acesso a grande rede. De forma que, se a escola em questão tiver acesso a rede, o Orkut pode ser tratado como foco de debate, analisando-se criticamente sua importancia na sociedade atual como veículo de comunicação e através dos mais diversos debates em comunidades relacionadas a algum tipo de conhecimento discutido em sala de aula.
Portanto o Orkut pode ser uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo que pode ser uma poderosa arma de inclusão, pode também atuar como fator preponderante na exclusão de educandos.

Anônimo disse...

O uso do orkut em sala de aula, pode ser muito útil. Aproveitando que os jovens usam bastante esse site, podemos interagir com os conteúdos e mostrar para os educandos que nao só o orkut, mas toda a internet, pode ser muito mais aproveitada e explorada em nosso ambito educacional.

Anônimo disse...

Adorei a pergunta proposta pela Pricilla e todas as questões levantadas por vocês. Gostaria apenas de levantar uma questão também: muitas escolas públicas não têm acesso à internet, portanto, não tem orkut. Acho que foi o Edson que falou isso, mas mesmo sem ter acesso os alunos utilizam constantemente este site. Que tal pensarmos em outras possibilidades de diálogo - mesmo sem ter na escola - onde alunos possam falar das coisas que costumam fazer na rede, o que gostam do orkut, o que não gostam e a partir daí gerar novas discussões?

Anônimo disse...

Percebo o Ortkut como um espaço interativo,repleto de possibilidades para despertar o lado crítico e reflexivo do aluno. Nesse sentido, vejo um ambiente de relacionamento favorável a produção do conhecimento no ambiente escolar, não só dos educandos mas também dos educadores, que também fazem parte desse processo de aprendizagem das novas tecnologias

Silvia.Rocha disse...

Nunca tinha pensado na possibilidade de trabalhar com orkut, mas tendo uma visão menos conservadora, realmente podemos tratar de assuntos interesantíssimos como até mesmo educação. Há comunidades sobre todos os assuntos possíveis e dentro delas podemos discutir esse assuntos, expondo nosso ponto de vista e analisando os dos outros. Aprendendo e transmitindo cohecimento. Nós educadores devemos nos adaptar a realidade dos alunos, está é a era da tecnologia, ou aprendemos a lidar com isso ou ficaremos ultrapassados.

Unknown disse...

Uma estratégia interessante, que extrapola a mera busca e consulta de informações na rede mundial de computadores, consiste em utilizar comunidades virtuais que possibilitem interações entre alunos e entre professor/aluno desenvolvendo um trabalho em grupo mais motivador no processo de ensino-aprendizagem. Poderíamos possibilitar aos alunos um estudo interdisciplinar, onde eles pudessem obter informações relacionadas às disciplinas. Logo buscaríamos verificar como o uso de novas estratégias, como as interações entre os alunos e entre professor/alunos a partir de uma comunidade virtual no Orkut pode favorecer uma maior motivação nos alunos, propiciando momentos de reflexão no processo de ensino-aprendizagem. “A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula.” (Dowbour)

Anônimo disse...

A questão abordada implica em outras questões, que urgem mais do que esta. Concordo que o orkut possui auto grau de interação, porém para interagir primeiro é preciso fazer uma real inclusão digital na rede pública, pois boa parte desta rede, clama ainda por INCLUSÂO SOCIAL, alguns não possuem sequer transporte, um bem essencial.
Quando as questões mais básicas da rede pública forem sanadas, aí sim poderemos analisar a inclusão do orkut como método de ensino.

Liliane Marins disse...

Eu compreendo que tudo tem seus pontos positivos e negativos, inclusive o uso do "Orkut" nas escolas.
Digo isto, pois o professor que o utilizar deve seguir objetivos claros e que tenha alguma problematização dos assuntos tratados ali, uma vez que embora se possa fazer muita coisa que facilite o processo de ensino-aprendizagem com o uso de sites de relacionamento, também há algumas questões que precisam de mais cuidado ao serem manuseadas pelos alunos, como drogas, tráfico de todos os tipos, violência, pedofilia...são questões que não devem sair de foco, mas que podem afetar as crianças e adolescentes de forma trágica. Daí a necessidade da transversalidade, ou seja, o professor(não necessariamente de uma matéria específica) deve estimular o questionamento entre os alunos sobre como, quando e por que deve-se ou não acessar certos conteúdos do site.
Seria uma forma de aumentar a capacidade crítica sobre algo que na maioria das vezes é tratado como uma diversão.

Danda Rocker disse...

Concordo com a Jennifer Lemos quanto ao fato de que existem questões relacionadas à inclusão digital mais importantes que um site de relacionamentos. Mais do que políticas públicas voltadas para a inserção de alunos ao mundo virtual, é preciso prepará-los para este novo mundo, e isso não deve (ou ao menos não deveria) se dar de forma brusca e sim paulatina e gradativamente. Não nos esqueçamos também que há outras formas, outros meios de comunicação bastante presentes no nosso dia a dia. O costume de se trocar correspondências, sintonizar o rádio em uma estação qualquer para escutar uma boa música ou se interar das notícias também são formas de interagir com o meio.

Sandra Christina

Flávia disse...

Creio ser muito difícil hoje, tendo em vista a realidade da escola pública, utilizarmos o Orkut como ferramenta pedagogica dado o grande descaso com a informática na instituição. Certamente estou batendo na mesma tecla;se a situação continuar do jeito em que se encontra, laboratórios de informática fechados por falta de professores capacitados,espaço e manutenção adquados, ficaremos apenas na teoria e no sonho. Contudo acredito que mesmo não sendo usado em ambiente escolar, o orkut sirva para aproximar os professores da realidade dos seus alunos e vice-versa; pois sabemos que mesmo com a exclusão digital muitos buscam alternativas para não ficar por fora dos novos meios de comunicação.É uma pena que a grande maioria das escolas públicas estejam à margem das novas tecnologias e muitos acomodados com esta realidade.

Ana Caroline Azevedo disse...

Dominar este recurso favorece a dinâmica das aulas e, principalmente, o conhecimento acerca dos alunos. Analisar os perfis dos usuários permite mais que conhecê-los, conhecer como cada um deles deseja ser visto. O conjunto que corresponde ao perfil, com as comunidades, vídeos, músicas e todo o restante, apresenta mais que uma verdade, mostra como aquele indivíduo deseja se apresentar ao grupo ao qual faz parte.

Milena disse...

É notório o potencial pedagógico do orkut!Tal ferramenta tende a ser mais uma forma de aproximação entre professores e alunos uma vez que atende as necessidades de ambos, seja pelo interesse de se trabalhar os conteúdos de uma forma diferente, seja pela curiosidade e interesse que o site desperta.Sabemos que não é toda escola pública que tem acesso à internet, porém,temos consciência que o site é conhecido por grande parte dos alunos, sendo assim,a falta do instrumento não é motivo para que o mesmo não seja trabalhado.Acredito que se não há como promover uma inclusão digital nas escolas públicas, devemos ao menos incluí-los, através de conversas e debates, nesta esfera digital que envolve a todos, até porque o acesso ao orkut pode e deve transcender as paredes escolares.

Unknown disse...

o orkut deve sim ser uma ferramenta utilizada pelo professor afim de integrar-se ao "mundo" do aluno, e até mesmo perceber novas possibilidades de utilização deste meio, utiliza´lo como um método de ensino. A utilização desta nova tecnologia dentro da escola pública acaba se tornando essencial visto que o mundo não está parado e a classe popular q oupa este espaço precisa conquistar mais este espaço de tecnologia afimde mais uma vez nao ficarem excluídos, não virarem analfabetos tecnológicos.

Unknown disse...

De acordo com o assunto no abordado no texto sobre o orkut, afirmo que o orkut pode sim ser utilizado como uma forma de ensino e aprendizagem nas escolas, visto que, depende de como o educador vai abordar esta ferramenta, até porque este é uma figura fundamental para orientar os alunos e mostrar que esta página de entretenimento e interatividade está além de um simples ato de postar mensagens, ou seja, esta página pode ser usada para discutir determinadas informações e conhecimentos diversos, permitindo com que os alunos tenham contato direto com as inovações do mundo digital.

Anônimo disse...

A utilização do orkut em sala de aula por um lado pode ser de grande serventia já que o orkut está aí na realidade da maioria dos alunos sendo de escola pública ou não.
Mas o que deve ser pensado e mto bem pensado é como introduzir o orkut de forma educativa nas escolas para alunos de primeira à quarta série. Lembrando que esses alunos são menores de idades e não poderiam ter acesso a esse tipo de site...

Penso que este tema apesar de estar presente no nosso cotidiano ainda tem mto a ser pensado e analizado.

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

Teste 2

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julianne Jukebox disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Julianne Jukebox disse...

O orkut, ou até mesmo a internet podem ser utilizadas como uma nova opção para atrair a atenção e o entusiasmo dos alunos, mpois através deles podemos discutir,organizar, sistematizar e reformular as aulas e os pensamentos dos alunos quanto ao uso da internet.

edson carlos disse...

Penso que o uso racional do Orkut nas escolas públicas pode ser um ótimo aliado à aprendizagem. Através deste site de relacionamentos, o professor poderá levar à classe informações úteis das suas aulas, levar também aos alunos comunidades onde se preze o bom uso da língua portuguesa, comunidades de estudos de geografia, matemática e por aí vai.

Anônimo disse...

Trabalho em um lugar onde o acesso a internet é gratis para a população em geral, e pude acompanhar a modificação do padrao de utilização da internet desta comunidade que utiliza o serviço, e que é composto por 80% de estudantes. A quatro anos atras as pessoas iam ate lá para fazer pesquisas, enviar curriculos, utilizar o paint...hoje quase 100% do usuarios so usam o orkut ou msn e nem sabem utilizar o programa Word pelo menos. Então porque não utilizar este recurso a favor da educação? Nos como educadores temos que ter uma visão inclusiva sobre novos recursos, e dentro do possivel chamar para a realidade de dentro da sala de aula, esse recurso que já é um velho conhecido de todos.

Anônimo disse...

Discriminar o orkut sem conhecê-lo, foi o que fiz por muito tempo. Hoje sou adepta, pois percebi a importância deste site de relacionamento, que resgata antigas amizades, proporciona a socialização,interação,etc.
Se for usado com critério, contribui na diversificação das aulas, tornando-as mais ágeis e interessantes.
Com o tempo, a resistência quanto ao uso do orkut em algumas escolas deve diminuir e até acabar, assim como aconteceu com a TV e outros temas considerados inadequados para as salas de aula.

Anônimo disse...

O grande desafio que se coloca hoje à escola pública é melhorar a qualidade da sua ação em vários campos, isso impica a melhoria dos resultados através de uma prática pedagógica eficiente. Portanto, o uso do ORKUT enquanto ferramenta na educação é sem dúvida um grande desafio, tendo em vista a precariedade que se encontra o ensino público. São poucas as escolas que dispõem de laboratórios de informática que muitas vezes não tem acesso a INTERNET. Acho complicado o uso do ORKUT, pois os professores não estão com preparação suficiente nem para trabalhar com o material didático que eles recebem quem dirá preparar um novo plano de aula quer contemple o ORKUT.

Anônimo disse...

Acredito que todo tipo de comunicação, que possibilite um diálogo é importante. Se nossas crianças estão se comunicando através de orkut, msn, blogs. Por que a escola não pode se aproveitar dessa ferramenta para investir numa comunicação com seus alunos? Os professores precisam conhecer esse novo meio de comunicação.
Confesso que tinha uma restrição a esse tipo de comunicação (ex. não estar proximo da pessoa, preconceito quantos aos assuntos)mas as discussões em sala de aula tem me proporcionou um novo foco de visão, que está me obrigando, me instigando a conhecer essa realidade.

Anônimo disse...

Andrea C.
O uso da internet nas escolas públicas em São Gonçalo ainda não é uma realidade. Portanto, o uso direto (presencial) do Orkut ainda não é uma situação possível. Contudo, como professores podemos criar um debate sobre esta ferramenta da internet, com o intuito de percebermos o que as crianças pensão, com que comunidades se relacionam e porquê?
e dessa maneira ensiná-los a utilizarem esta ferramenta de forma segura e consciente.

Anônimo disse...

O orkut que outrora combatido por instituições educacionais torna-se um grade aliado da educação.
Através do orkut milhões de alunos que antes com dificuldade de comunicação batem longos papos com comunidades diversas dominando a linguagem virtual, expandindo a lista de amigos socializando-se assim.
O texto de Boldarine aborda as dificuldades do ensino da Língua Inglesa em escolas publicas por ainda utilizarem métodos defasado. Dá também a entender como essa situação poderia ser superada já que em escolas privadas esta dificuldade esta superada pela inclusão digital.
O orkut possibilita interatividade do educando com o educador. Através do orkut o professor sabendo trabalhar provoca o lado critico e reflexivo do aluno, podendo alternar as aulas trabalhando vídeos, figuras, textos e etc. A partir da reflexão o aluno dá pistas ao professor que poderá abordar temas transversais.
A expansão tecnológica possibilita uma comunicação rápida e pratica e pode estar em contato com varias informações do mundo todo ao mesmo tempo. O professor pode usar em sala de aula o orkut como bate papo com temas interessantes que despertem no aluno interesse por ampliar seus conhecimentos tornando o ambiente dinâmico e prazeroso.
Se as escolas publicas não investirem mais na tecnologia as diferenças para o ensino particular tornar-se-ão maiores. Informatização em sala de aula não é luxo é necessidade. É papel da escola incluir os alunos nessa realidade.
A Língua Inglesa é importante na sociedade globalizada e essa é a língua da tecnologia. O professor tem pouco contato com a o aluno em aula tradicional de inglês, o orkut aproxima professor, disciplina e aluno.
Mesma estranha, a língua deve servir como meio de comunicação diferentemente da forma como é ensinada nas escolas.
Métodos ultrapassados desestimulam alunos e professores de escolas públicas pois não condizem com a realidade da informatização essencial a sociedade digital.
A escola tem o dever, alunos e professores o direito de fazerem parte dessa sociedade.

Anônimo disse...

Tenho certeza que a escola pública precisa com urgência fazer uso de novas metodologias, principalmente de tecnologias digitais que estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, podendo assim contribuir para possíveis orientações com respeito a esse meio de comunicação e outras mídias, além disso possibilitando uma abertura para discussões em sala de aula, abordando aspectos do currículo escolar de maneira mais atraente e prestigiando a interação e comunicação que é uma das principais formas de aprendizagem. No entanto ainda tenho minhas dúvidas quanto ao uso do orkut. Acho que é uma questão ainda muito discutível.

luanda disse...

A maneira mais fácil de cativar ao aluno e tornar as aulas muito mais prazerosas pra eles e pra gente é como professores trazermos o cotidiano do aluno pra sala de aula, mesmo q nos custe nos aprimorarmos em coisas q as vezes achamos desnecessárias, como o orkut, ou qq outra ferramenta da internet. Pra isso devemos está sempre em constante aprendizagem e precisamos sempre está nos moldando conforme as tendências, se aluno aprende melhor com as pesquisas do orkut, muito mais satisfatótrio seria a nossa aula onde todos prestam atenção e participam!!! Nada melhor q tirarmos os conteúdos e pedirmos pesquisas de onde eles mais gostam de ficar a parte do tempo.