domingo, 30 de novembro de 2008

Crianças devem jogar online, diz estudo

Um estudo organizado pela MacArthur Foundation revela que games online e interação com outras pessoas na Web trazem benefícios às crianças, ensinando-as como se portar socialmente e as ajudando a desenvolver habilidades técnicas básicas.

De acordo com Mizuko Ito, um cientista do UC Irvine's department of informatics que liderou o estudo, as crianças que não têm acesso às diversões mais populares da Web correm o risco de serem excluídas socialmente e de não desenvolverem algumas das habilidades básicas para sobreviver na era da internet.

Segundo o relatório, pais e professores mistificam a realidade digital porque isso não existia em suas infâncias. "Mas impedir as crianças disso [usar a rede], elimina uma importante atividade social e recreacional e poderia levá-los à ignorância sobre como interagir não somente em sua juventude, mas também potencialmente em sua vida profissional", explicam os pesquisadores.

A pesquisa, chamada Digital Youth Project (algo como Projeto Juventude Digital), teve início em 2005 e conta com entrevistas de 800 crianças, além das cinco mil horas de observação da atividade online dos adolescentes.

Ufa!!!!

Depois de quase três meses de um triste e tenebroso "inverno-grevista" vivenciaremos nesta semana, o momento de retono às aulas.

Espero por vocês nesta quinta, animados e cheios de informações/relatos/sensações/expectativas para esse novo início.

Abraço,

Kelly

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seminário de Educação Popular na FFP

A profª Márcia Alvarenga(EJA), convida à todos para participarem gratuitamente nos dias 26-27 e 28/11 do seminário na FFP. Será conferido certificado.
Inscrição pelo e-mail: seminarioep@yahoo.com.br
Esperamos a presença de todos.
Regina de Deus

sábado, 15 de novembro de 2008

Microblog: a onda da vez

Surge agora no horizonte do mundo virtual algo que os pesquisadores apontam como o próximo fenômeno da internet: o microblog – também conhecido como nanoblog. Mas, afinal de contas, o que é um microblog?

Em linhas gerais, é um pequeno espaço para publicação de posts com tamanhos que variam de 120 a 200 caracteres – uma versão miniaturizada do blog.

Os textos podem ser postados por telefone celular, SMS, serviços de mensagem rápida, e-mail ou internet. Isto permite ao dono do microblog atualizá-lo em tempo real, seja na fila do banco, enquanto espera a consulta médica ou durante a viagem no metrô...

Muitos criticam o microblog, acusando a ferramenta de “vulgarizar” a linguagem escrita. Além disso, dizem que o número reduzido de caracteres empobrece a comunicação. Já os microblogueiros rebatem as acusações. Argumentam que são postos diante do desafio de transmitir idéias com clareza e concisão.

E você, o que acha da idéia?

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Temos algo a fazer sobre isso?

Gravidez precoce é rotina na América Latina
A BBC divulga em seu site um estudo realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) segundo o qual 25% das adolescentes da América Latina foram mães antes de completar 20 anos.
De acordo com os pesquisadores, o porcentual de gravidez precoce é alto em todo o continente, mas a taxa é influenciada pelos números da Colômbia e do Brasil.
O panorama brasileiro, no entanto, apresenta leve melhora se comparado com o da década de 1990, quando o índice era de 86 em vez dos atuais 83 nascimentos para cada mil garotas com idades entre 15 e 19 anos.
A média latino-americana é de 76,2. A conclusão da comissão é que a iniciação sexual cada vez mais precoce das adolescentes não é acompanhada pelo uso de anticoncepcionais, ao contrário do que se percebe nos demais continentes.
Como conseqüência, o estudo aponta o agravamento da pobreza, já que as meninas são forçadas a interromper os estudos e não conseguem qualificação profissional.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ambiente virtual para reflexão do ensino de Física e Matemática

Professores de Física e Matemática do Ensino Médio, além de licenciandos, que desejem participar de discussões quanto à prática pedagógica nesta área podem aproveitar o InterAge, ambiente virtual mantido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES).
A ferramenta on-line é formada por um conjunto de páginas e recursos de comunicação que visam promover a interatividade entre docentes, propondo reflexões sobre a prática profissional destes.
Por meio do InterAge, o usuário tem acesso aos Laboratórios Pedagógico e Interativo. Este, porém, exige do participante que se inscreva no projeto, de forma a aderir aos fóruns de discussão, além de utilizar os recursos pedagógicos já livres para acesso a quem apenas se cadastra no Laboratório Pedagógico.
Os inscritos no Laboratório Interativo recebem ainda informações sobre cursos gratuitos oferecidos pelo programa.
O InterAge pode ser acessado em nutes2.nutes.ufrj.br/interage. Divulgue!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Conhecendo o Youtube

Caros alunos,

Estive nesta última terça, em uma reunião na FFP e continuamos sem data de retorno.

Sendo assim, nosso contato à distância deve continuar por mais um tempinho.

Entrem no endereço abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

É um vídeo do youtube. A proposta é fazermos um mapeamento sobre esse espaço virtual.

Muitos de vocês já devem conhecer esse site, para os que não conhecem: um site que disponibiliza vídeos de assuntos diversos, produzidos por diferentes países do mundo.

É incrível a quantidade de temas que podem ser encontrados por aqui!

Vocês devem entrar, assistir (é preciso ter caixa de som para ouvir o áudio) e fazer uma pequena "ficha de avaliação" do vídeo, conforme o modelo abaixo:

TÍTULO DO VÍDEO
LINK (endereço para encontrá-lo na internet)
TEMPO DE DURAÇÃO
BREVE RESUMO:
INDICAÇÃO DE USO: (série que seria mais indicado? que disciplina? atividades que poderiam ser utilizadas: após e antes do vídeo? Formas de utilização)

Depois, você irá escolher um outro vídeo, sobre o tema que você preferir e faça a mesma ficha de avaliação, pensando em possibilidades de uso.

As duas fichas (do vídeo que envio e de outro que vocês escolhem no youtube) deverão ser entregues em nosso primeiro dia de aula, juntamente com o trabalho sobre orkut (para a turma de 15h) e os resultados do trabalho de campo (para as turmas de 9h40 e de 12h).

Estou à disposição para qualquer esclarecimento. É uma tarefa bem simples e em sala iremos discutir cada uma delas. Quem quiser, pode fazer em dupla, ok?

Abraço e sigamos em contato!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Acesso à Web salta 78% nas residências do Brasil

Os dados são da pesquisa mensal Ibope/NetRatings, divulgada nesta quarta-feira. Em agosto, 24,3 milhões de pessoas acessaram a Internet a partir de suas casas, enquanto o número de pessoas que moram em residências em que há computador conectado à Web cresceu para 36,3 milhões, número que era de 30,1 milhões há um ano.

De acordo com os dados do Ibope, o Brasil continua com o maior tempo de navegação entre os dez países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, à frente do Reino Unido, que em agosto alcançou 21 horas e 45 minutos, e da Alemanha, que ficou com 21 horas e 2 minutos.

Crimes pela internet têm mais punição

O aumento de ações penais em relação aos conteúdos da internet acompanha o crescente número de usuários e já provoca mudanças de comportamento em sites, empresas, escolas e até nas famílias.

A responsabilidade de todos está cada vez mais clara: o site de relacionamento que não tirar conteúdo ofensivo do ar, a pedido da vítima, torna-se réu na ação, o blogueiro que permitir um comentário agressivo a terceiro em seu blog responde na Justiça junto ao agressor, os pais são responsáveis na esfera civil por ofensas feitas via web pelos filhos e por aí vai.

Na opinião do advogado Alexandre Atheniense, presidente da Comissão de Tecnologia de Informação do Conselho Federal da OAB. "O brasileiro aderiu rapidamente à internet e aos sites de relacionamento, em especial, mas se expõe demais e tem uma falsa noção de que a tecnologia propicia anonimato", explicou.

Há um movimento crescente nas escolas de conscientização de pais, alunos e professores sobre o risco de se expor na internet e as conseqüências dos atos virtuais. "Eu tenho feito três palestras por semana. O principal é desmistificar a internet como uma terra sem lei", afirmou Opice Blum. Jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mundo precisa de 18 milhões de professores

O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores.

Em seu último relatório anual sobre educação, a Unesco destacou que os esforços realizados nesse sentido haviam aumentado o número de alunos aprovados de 647 milhões em 1999 para 688 milhões em 2005. O aumento foi de 36% na África Subsaariana e de 22% no sul e no oeste da Ásia.

Apesar disso, constatou a persistência de desigualdades profundas em relação ao acesso à educação, entre zonas urbanas e rurais, entre categorias sociais e sexos.

O compromisso de estabelecer um ensino primário universal (EPU) antes de 2015 foi adotado por 164 países durante uma conferência em Dacar em 2000.

70% dos brasileiros aprovam qualidade do ensino

Levantamento do Ibope Pesquisa divulgado hoje mostra que 70% dos brasileiros estão satisfeitos com a qualidade do ensino no País. Os dados foram apresentados em São Paulo durante o lançamento do projeto Educar para Crescer, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e representantes do setor educacional. Para a ex-secretária de Cultura do Estado de São Paulo e encarregada de apresentar a pesquisa, Claudia Costin, essa satisfação é fruto do desconhecimento da população em relação aos principais problemas da educação.

Entre as medidas que deveriam ser tomadas pelos governantes, duas tiveram se destacaram na opinião dos entrevistados: melhorar o salário (46%) e a capacitação dos professores (37%). Foram entrevistados 1.000 homens e mulheres, de 16 anos a 69 anos, de todas as classes sociais e residentes de nove regiões metropolitanas: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Preconceito racial existe dentro de mundos virtuais

Especialistas em comportamento da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que mostra que as pessoas mantêm seu padrão de comportamento e predisposições ao preconceito mesmo em mundos virtuais.

O estudo foi realizado dentro dos servidores do mundo virtual There.com e concluiu que, como na vida real e seguindo modelos de estudos reais semelhantes a estes, o padrão é o mesmo e é levado em conta raça, sexo e beleza física. "O estudo sugere que interações entre estranhos em mundos virtuais são muito similares a interações entre estranhos no mundo real. Você poderia pensar que enquanto está nessa terra de fantasia deve agir diferente, mas as pessoas exibiram o mesmo tipo de comportamento" , explicou Paul W. Eastwick, responsável pela pesquisa.

Ok. E será que poderíamos trabalhar contra o racismo e o preconceito também através da rede virtual?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Menos de 1% prioriza educação ao votar

Notícia divulgada hoje pela Agência Estado:

O brasileiro não prioriza a educação na hora de votar, constatou a primeira edição da pesquisa anual do Ibope sobre educação. De acordo com o levantamento, menos de 1% da população considera as propostas para a educação determinantes na escolha do prefeito. O estudo revela ainda que 68% dos entrevistados não têm a menor idéia do que o atual governante está fazendo pela educação em seu município.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desinteresse pela educação parte das classes dirigentes. "O que temos que fazer é sensibilizar a classe política, os empresários e a sociedade civil de que educação é a base da civilização. Sem ela, não há crescimento econômico distribuição de renda, queda da criminalidade. É um trabalho de longo prazo, pois no Brasil é muito recente esse despertar para o valor da educação", disse o ministro no lançamento do movimento Educar para Crescer, quando foi divulgada a pesquisa, no Museu da Casa Brasileira, em SP.

Na pesquisa do Ibope foram ouvidas mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos, de todas as classe sociais, moradoras de nove regiões metropolitanas do País: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A greve chegou

Ficaremos algumas semanas sem o nosso encontro semanal, mas para não enferrujar as idéias e os dedos, faremos as nossas pesquisas durante este período.

PARA AS TURMAS DE 9h40 e 12h30: conforme organizamos em sala de aula, os grupos irão desenvolver seus trabalhos de campo segundo o roteiro discutido e distribuído em aula. Qualquer dúvida ou mudança de rumo, por favor avisem. Envio ainda hoje um pequeno esboço de nosso futuro banco de dados, para vocês se guiarem na elaboração dos questionários. E, claro, para os grupos que ainda estavam sem escola, espero a definição de vocês até a próxima semana, ok?

PARA A TURMA DE 15h10: vamos descobrir quais são as representações do "professor" e da "escola" nesse famoso espaço virtual chamado ORKUT? Esse trabalho será feito individualmente e dividiremos a turma da seguinte forma:
Quem tem a letra inicial do nome até a letra N: identificar quantas e quais são as comunidades que falam sobre "professor". Analisar as diferentes representações que este recebe (positivas, negativas, engraçadas, afetivas, entre outras).

Quem tem a letra inicial do nome do M em diante: identificar quantas e quais são as comunidades que falam sobre "escola". Analisar as diferentes representações que esta recebe (positivas, negativas, engraçadas, afetivas, entre outras).