sábado, 15 de novembro de 2008

Microblog: a onda da vez

Surge agora no horizonte do mundo virtual algo que os pesquisadores apontam como o próximo fenômeno da internet: o microblog – também conhecido como nanoblog. Mas, afinal de contas, o que é um microblog?

Em linhas gerais, é um pequeno espaço para publicação de posts com tamanhos que variam de 120 a 200 caracteres – uma versão miniaturizada do blog.

Os textos podem ser postados por telefone celular, SMS, serviços de mensagem rápida, e-mail ou internet. Isto permite ao dono do microblog atualizá-lo em tempo real, seja na fila do banco, enquanto espera a consulta médica ou durante a viagem no metrô...

Muitos criticam o microblog, acusando a ferramenta de “vulgarizar” a linguagem escrita. Além disso, dizem que o número reduzido de caracteres empobrece a comunicação. Já os microblogueiros rebatem as acusações. Argumentam que são postos diante do desafio de transmitir idéias com clareza e concisão.

E você, o que acha da idéia?

7 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não tinha conhecimento dessa nova ferramenta, Mas acho muito interessante, pois toda forma de comunicação é válida.
Informação e interação, quanto mais, melhor.

paoladamas disse...

Muito legal essa ferramenta, o mundo de hoje é muito veloz, não há tempo para nada, tudo tem que ser muito prático, e o microblog é uma praticidade; um exemplo disso podemos ver nas palavras de Cris Dias - possuidor de um blog
"É definitivamente muito mais rápido blogar quando você está limitado a 140 letras, não pode colocar imagens e mal pode colocar links. A pressão e a responsabilidade ficam bem menores."

Kelly Russo disse...

Por outro lado, nosso vocabulário do dia a dia tende a ficar cada vez mais restrito e com isso, muito mais dificuldade com a linguagem escrita...

Priscilla Guilles disse...

Eu ainda não conhecia essa nova ferramenta. É interessante, pois vivemos em um mundo do tempo restrito, porém é preciso ter cuidado com a escrita,pois a mesma existe e é bem rigorosa. Vivemos no mundo da agilidade isso é fato mais n devemos nos esquecer que a gramática que é conbrada pela sociedade está de acordo com a norma culta.

edson carlos disse...

Ainda não conhecia tal ferramenta. Espero que seja para melhorar a comunicação, embora, pelo que vejo as críticas, não será o mesmo para a escrita....

Danda Rocker disse...

Quanto à linguagem restrita, eu realmente lamento. Já é difícil hoje em dia encontrar alguém que escreva corretamente, ainda mais quando se trata de blogs, chats ou mensageiros instantâneos. Estarão eles empobrecendo a nossa Língua Portuguesa?

Tati disse...

Nossa realmente é bem bacana! Mas vejo que tenho que me atualizar em relação a internet. Para mim o fato de enviar um e-mail pelo celular já era um grnde avanço, no sentido do tempo, ter acesso a um microblog nossa! Em qualquer lugar a partir de um celuar poderei saber a respeito sobre o que muitas pessoas pensam e praticamente em tempo real.