terça-feira, 30 de setembro de 2008

70% dos brasileiros aprovam qualidade do ensino

Levantamento do Ibope Pesquisa divulgado hoje mostra que 70% dos brasileiros estão satisfeitos com a qualidade do ensino no País. Os dados foram apresentados em São Paulo durante o lançamento do projeto Educar para Crescer, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e representantes do setor educacional. Para a ex-secretária de Cultura do Estado de São Paulo e encarregada de apresentar a pesquisa, Claudia Costin, essa satisfação é fruto do desconhecimento da população em relação aos principais problemas da educação.

Entre as medidas que deveriam ser tomadas pelos governantes, duas tiveram se destacaram na opinião dos entrevistados: melhorar o salário (46%) e a capacitação dos professores (37%). Foram entrevistados 1.000 homens e mulheres, de 16 anos a 69 anos, de todas as classes sociais e residentes de nove regiões metropolitanas: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Preconceito racial existe dentro de mundos virtuais

Especialistas em comportamento da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que mostra que as pessoas mantêm seu padrão de comportamento e predisposições ao preconceito mesmo em mundos virtuais.

O estudo foi realizado dentro dos servidores do mundo virtual There.com e concluiu que, como na vida real e seguindo modelos de estudos reais semelhantes a estes, o padrão é o mesmo e é levado em conta raça, sexo e beleza física. "O estudo sugere que interações entre estranhos em mundos virtuais são muito similares a interações entre estranhos no mundo real. Você poderia pensar que enquanto está nessa terra de fantasia deve agir diferente, mas as pessoas exibiram o mesmo tipo de comportamento" , explicou Paul W. Eastwick, responsável pela pesquisa.

Ok. E será que poderíamos trabalhar contra o racismo e o preconceito também através da rede virtual?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Menos de 1% prioriza educação ao votar

Notícia divulgada hoje pela Agência Estado:

O brasileiro não prioriza a educação na hora de votar, constatou a primeira edição da pesquisa anual do Ibope sobre educação. De acordo com o levantamento, menos de 1% da população considera as propostas para a educação determinantes na escolha do prefeito. O estudo revela ainda que 68% dos entrevistados não têm a menor idéia do que o atual governante está fazendo pela educação em seu município.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desinteresse pela educação parte das classes dirigentes. "O que temos que fazer é sensibilizar a classe política, os empresários e a sociedade civil de que educação é a base da civilização. Sem ela, não há crescimento econômico distribuição de renda, queda da criminalidade. É um trabalho de longo prazo, pois no Brasil é muito recente esse despertar para o valor da educação", disse o ministro no lançamento do movimento Educar para Crescer, quando foi divulgada a pesquisa, no Museu da Casa Brasileira, em SP.

Na pesquisa do Ibope foram ouvidas mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos, de todas as classe sociais, moradoras de nove regiões metropolitanas do País: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A greve chegou

Ficaremos algumas semanas sem o nosso encontro semanal, mas para não enferrujar as idéias e os dedos, faremos as nossas pesquisas durante este período.

PARA AS TURMAS DE 9h40 e 12h30: conforme organizamos em sala de aula, os grupos irão desenvolver seus trabalhos de campo segundo o roteiro discutido e distribuído em aula. Qualquer dúvida ou mudança de rumo, por favor avisem. Envio ainda hoje um pequeno esboço de nosso futuro banco de dados, para vocês se guiarem na elaboração dos questionários. E, claro, para os grupos que ainda estavam sem escola, espero a definição de vocês até a próxima semana, ok?

PARA A TURMA DE 15h10: vamos descobrir quais são as representações do "professor" e da "escola" nesse famoso espaço virtual chamado ORKUT? Esse trabalho será feito individualmente e dividiremos a turma da seguinte forma:
Quem tem a letra inicial do nome até a letra N: identificar quantas e quais são as comunidades que falam sobre "professor". Analisar as diferentes representações que este recebe (positivas, negativas, engraçadas, afetivas, entre outras).

Quem tem a letra inicial do nome do M em diante: identificar quantas e quais são as comunidades que falam sobre "escola". Analisar as diferentes representações que esta recebe (positivas, negativas, engraçadas, afetivas, entre outras).

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sem aula dia 4, mas leitura para dia 11

Caros alunos, como expliquei no e-mail, não teremos aula essa semana para que vocês participem da reunião organizada pelo CA de Pedagogia.

Para a próxima semana, por favor, ler o texto: "Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa", de Maria de Fátima Franco.

E sobre ele três perguntinhas:
  • Como a autora relaciona o conceito de "interatividade", utilizado nos ambientes virtuais, com o conceito de "interação pela linguagem" de Vygotsky?
  • Quais as vantagens que a autora aponta, sobre o uso dos blogs como espaços educativos?
  • Você utilizaria o blog também para os primeiros anos do Ensino Fundamental? De que forma?
Escolha uma ou mais perguntas, ou abra novos comentários para discutirmos o texto.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ainda com o Gilberto...

Ok. Última pergunta sobre o texto de Gilberto Santos: quais as principais conclusões do autor sobre o uso da internet na escola fundamental?

Cara a cara com o autor

Depois de ler o texto "A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores" você encontra com o seu autor, Gilberto Santos. O que você falaria com ele: quais as suas críticas ou sugestões? Qual a sua opinião sobre a pesquisa realizada?

Internet e alguns conceitos

Gilberto Santos utiliza alguns conceitos que considera fundamentais para a realização de seu trabalho de campo junto a professores do ensino básico. Quais são esses conceitos? Comente seus significados e a forma como o autor os utilizou.

De Brasília para São Gonçalo

No texto discutido em aula conhecemos um breve recorte da realidade de escolas públicas e privadas do Distrito Federal no tocante: uso da internet na educação.

Como você imagina a realidade da Informática Educativa ou o uso da Internet na educação no Rio de Janeiro? Quais as maiores conquistas e desafios? E o papel do professor?

Internet na sala de aula

A partir do texto "Internet na escola fundamental..." responda:


Quais as modalidades de navegação encontradas na escola por Santos?
Comente cada uma delas.

Pesquisando os usos da Internet

Gilberto Santos, no artigo "A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores", apresenta uma pesquisa realizada em escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Quais os principais objetivos da pesquisa?
Qual a metodologia utilizada?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Fim de Curso sim, mas das discussões não!!!!

Adorei poder participar das discussões com assuntos sempre pertinentes as questões educacionais e sociais e postar algumas sínteses no nosso blog.
Um super beijo a todos e sempre q possível estarei postando novas discussões!!
Até mais!!!!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Nova Etapa

Caros alunos,

Foi um imenso prazer ter compartilhado momentos ricos de troca,
discussão, crescimento...
Pensar em transformar culturas escolares é sempre um desafio.
E vocês toparam com ousadia. Parabéns!
Faço um convite: que participem da nova etapa de nosso blog.
A partir do próximo semestre, novas turmas irão utilizar o espaço.
Outros debates irão ocupar a cena. E vocês serão sempre muito bem-vindas!
Dicas de sites, de blogs, de contos, comentários, imagens
ou histórias sobre a educação têm espaço nessa esquina.

Abraço forte e carinhoso.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Hipertexto Cooperativo

Ao ler sobre o “hipertexto cooperativo : uma análise da escrita cooperativa a partir dos blogs e da wikipédia “ percebi que os autores especificam , a definição de um blog, uma wikpédia e a nova maneira de se realizar um meio cooperativo de aprendizagem onde todos fazem parte, opinam e discutem sobre um meio de construção virtual.
O texto nos faz analisar e discutir os diversos caminhos e conceitos que a escrita cooperativa auxilia na construção de caminhos e articulações para que o internauta se torne um autor do seu próprio texto com isso , criando formas de expressão individual partindo do coletivo. O individuo participa ativamente da criação da rede do hipertexto cooperativo, criando laços sociais e estabelecendo conexões culturais que este espaço proporciona, como retrata Recuero que defende os espaços de interação entre os blogs , pois , auxiliam na criação, interação e construção de comunidades virtuais onde estão interligadas a partir de links estabelecendo relações entre si.
No sistema Wiki a interação é maior entre os internautas, já que qualquer pessoa pode alterar o conteúdo de qualquer texto do site livremente gerando novos conhecimentos, tornando o espaço, um convite a construção de idéias, criando caminhos e gerando informações estando a disposição de todos que utilizam.