quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Internet e alguns conceitos

Gilberto Santos utiliza alguns conceitos que considera fundamentais para a realização de seu trabalho de campo junto a professores do ensino básico. Quais são esses conceitos? Comente seus significados e a forma como o autor os utilizou.

7 comentários:

Marivalda Dias disse...

O hipertexto eletrônico é um instrumento que requer inovação no seu trato. Ele supera o limite do texto escrito, possibilitando uma leitura não-linear do texto. Santos critica a forma tradicional de abordagem de hipertextos em salas de aula. Sua pesquisa também observou a forma com que os professores ensinam os seus alunos a interagirem com esses textos eletrônicos. Por isso, os conceitos de hipertextualidade e interatividade são importantes para o seu trabalho.

Kelly Russo disse...

Legal! Acho que a Marivalda deixou bem clara a idéia do conceito Hipertexto. E para quem mais chega nesse post: quais são os outros conceitos utilizados pelo autor?
E qual é a diferença entre sites interativos e os colaborativos?

Danda Rocker disse...

Para Gilberto Santos, o tipo de navegação proposta pelos professores entrevistados em sua pesquisa, ou seja, o tipo de percurso sugerido por estes, difere completamente do que realmente deveria ser: algo dinâmico, estimulante, criativo, provocador de interesse e de raciocínio dos alunos. Ao contrário, a navegação dentro de sala de aula é estática, previsível e limitada.
Penso que os sites interativos são todos aqueles onde a relação autor/leitor se funde e que estes podem, a todo momento, trocar seus papéis. Em um site colaborativo, a função do leitor é única e exclusivamente a de recolher as informações necessárias à sua pesquisa, não lhe sendo permitida a partipação como co-autor do tema desenvolvido.

Anônimo disse...

No meu entendimento, os sites interativos são aqueles que a pessoas interagem umas com as outras, trocam idéias, dão opiniões, fazem amizade. Os blogs, o orkut, são alguns exemplos de interatividade.
Já o sites colaborativos, são queles que as pessoas participam, colaborando na elaboração e as vezes, até modificando os textos, ex: Wikipédia,etc

luanda disse...

Os conceitos usados pelo autor são: o hipertexto, interatividade, navegação e comunidades virtuais. E como a marivalda comentou o autor vê como ponto positivo os hipertextos. Já a navegação ele acredita q devería ser como algo investigativo e com isso houvesse a interação, fazendo surgir as comunidades, blogs, para a troca de idéias e contrução de conhecimento coletivo. Os sites interativos acho q é qd interagem com outras pessoas trocando idéias, conhecimentos, debatendo, etc. Já os colaborativos eles colaboram em investigação, pesquisas, nos ajudam a entender algo, nos mostram outros caminhos de conhecimentos mas com exatidão e certeza.

Unknown disse...

De acordo com a leitura do texto, perce-be que tais conceitos considerados são: hipertexto, interatividade, navegação, comunidades virtuais; no entanto, estes conceitos possuem o objetivo de fornecer uma base de significação teórica e instrumentral para que se possa realizar um pleno trabalho na internet.

Unknown disse...

O autor fala sobre uma pesquisa realizada no Distrito Federal, em que percebemos a importância da especialização em tecnologia pelos professores, através da formação continuada, tanto em redes públicas como privadas.