quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pesquisando os usos da Internet

Gilberto Santos, no artigo "A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores", apresenta uma pesquisa realizada em escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Quais os principais objetivos da pesquisa?
Qual a metodologia utilizada?

13 comentários:

Marivalda Dias disse...

A pesquisa de Santos teve como objetivo observar de que maneira internet está sendo empregada em sala de aula e se a metodologia utilizada pelos professores na prática condiz com as teorias inovadoras do uso da internet na educação.
A metodologia de investigação usado pelo autor foi a realização de "questionários", "entrevistas" e "observações" do uso da internet na "prática pedagógica".

Kelly Russo disse...

Muito bom! Agora, pros próximos que entrarem por aqui: qual serão os objetivos que teremos em nosso trabalho de campo? E que instrumentos poderemos utilizar?

Danda Rocker disse...

O objetivo que urge seria a funcionalidade das TIC´s em salas de aula e quais as mudanças produzidas pelas mesmas para professores e seus alunos. Para tanto, visitas a colégios, centros acadêmicos e outras instituições de ensino serão necessárias como instrumentos de investigação, pesquisa e esclarecimento.

Anônimo disse...

São vários os objetivos, mas creio que o mais importante no momento, é poder observar como as escolas públicas e particulares estão fazendo uso da informática em sala de aula e como os alunos estão se comportando frente a nova ferramenta de aprendizagem, principalmente os alunos que não possuem computador em casa.
Podemos usar os instrumentos usados pelo autor.

Anônimo disse...

O objetivo principal, é perceber como a infomática está sendo aplicada pelos professores em sala de aula e como os alunos estão assimilando essa nova forma
de adquirir conhecimentos.
Aplicar questionários, fazer entrevistas, são algumas formas de
pesquisa utilizadas pelo autor e que podem perfeitamente ser usadas em nosso trabalho de campo.

Wendy disse...

Os objetivos desta pesquisa são de esclarecer modos de utilização da internet no âmbito escolar, focado no ensino fundamental em instituições públicas e privadas do Distrito Federal. Na mesma foi utilizada a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa por meio de questionários, entrevistas, observações diretas focando o olhar sempre nos 20 professores participantes.

Juliana disse...

Bom,o nosso objetivo no trabalho de campo talvez não seja diferente que a de Santos,pois também vamos observar como a internet está sendo apresentada aos alunos,se o professor é capacitado para tal responsabilidade e se está aplicando de maneira dinamica,educativa e criativa.Podemos utilizar como instrumento a observação direta,entrevistas com os professores e também com alguns alunos,questionários,etc.

luanda disse...

O objetivo principal é de como a escola e o professor estão preparados para utilizar a informática como uma ferramenta de estudo e complemento a outras matérias, se está sendo realmente utilizada e qual a visão, perspectivas, interesse dos alunos diante a informática. Acredito q o melhor intrumento o Santos já utilizou q são os questinários e entrevistas conforme já foi citado pelas colegas.

maracopi disse...

Verificação, quantidade e qualidade dos textos que estão disponíveis na internet e as impressões dos professores diante desta difundida e pouco usada tecnologia nas escolas.

Anônimo disse...

Gilberto Santos objetivou em sua pesquisa observar como a internet vem sendo utilizada em sala de aula. Para isto, utilizou como metodologia - além da observação da prática, já citada- questionários, entrevistas e estudos teóricos, afim de dar mais base e possibilidade de problematização aos resultados obtidos.

Anônimo disse...

Gilberto Santos objetivou em sua pesquisa observar como a internet vem sendo utilizada em sala de aula. Para isto, utilizou como metodologia - além da observação da prática, já citada- questionários, entrevistas e estudos teóricos, afim de dar mais base e possibilidade de problematização aos resultados obtidos.Tal como o autor, podemos fazer uso deste mesmo planejamento para a realização de nossa pesquisa de campo. Uma vez que aliemos a prática à teoria acredito que tenhamos capacidade de visualisar melhor a real situação da informática na educação, e propormos novas ações.

Tati disse...

Esclarecer as modalidades do uso da internet nas escolas de ensino fundamental, das redes pública e privada. E para tal abordagem foi realizada uma leitura qualitativa de dados quantitativos, por meio de entrevistas, questionários e observações diretas.

Anônimo disse...

O autor faz um apanhado sobre a internet e seus usos no ambiente escolar,focando o uso da internet como metodologia para construção de novas formas de conhecimento, de novas linguagens e conteúdos de interação na relação ensino -aprendizagem.