sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Conhecendo o Youtube

Caros alunos,

Estive nesta última terça, em uma reunião na FFP e continuamos sem data de retorno.

Sendo assim, nosso contato à distância deve continuar por mais um tempinho.

Entrem no endereço abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

É um vídeo do youtube. A proposta é fazermos um mapeamento sobre esse espaço virtual.

Muitos de vocês já devem conhecer esse site, para os que não conhecem: um site que disponibiliza vídeos de assuntos diversos, produzidos por diferentes países do mundo.

É incrível a quantidade de temas que podem ser encontrados por aqui!

Vocês devem entrar, assistir (é preciso ter caixa de som para ouvir o áudio) e fazer uma pequena "ficha de avaliação" do vídeo, conforme o modelo abaixo:

TÍTULO DO VÍDEO
LINK (endereço para encontrá-lo na internet)
TEMPO DE DURAÇÃO
BREVE RESUMO:
INDICAÇÃO DE USO: (série que seria mais indicado? que disciplina? atividades que poderiam ser utilizadas: após e antes do vídeo? Formas de utilização)

Depois, você irá escolher um outro vídeo, sobre o tema que você preferir e faça a mesma ficha de avaliação, pensando em possibilidades de uso.

As duas fichas (do vídeo que envio e de outro que vocês escolhem no youtube) deverão ser entregues em nosso primeiro dia de aula, juntamente com o trabalho sobre orkut (para a turma de 15h) e os resultados do trabalho de campo (para as turmas de 9h40 e de 12h).

Estou à disposição para qualquer esclarecimento. É uma tarefa bem simples e em sala iremos discutir cada uma delas. Quem quiser, pode fazer em dupla, ok?

Abraço e sigamos em contato!

14 comentários:

maracopi disse...

Sei que todo fruto de pesquisa é proveitoso, nada se perde. Mas ouço comentários de que o nosso período está praticamente perdido. Será que não estaremos trabalhando em vão? ´Fica essa dúvida.

Kelly Russo disse...

Oi, Marcos. Participei da última reunião da FFP e o que posso te dizer é que a tônica da discussão era a reposição das aulas nas férias, ou seja, trabalharemos em dezembro e janeiro, tendo férias em fevereiro, e retornando as aulas em março...
Não tenho certeza, aliás, ninguém tem. Mas justamente por conta dessa falta de certezas, que tenho tentado continuar o trabalho com atividades simples, fáceis e até agradáveis de pesquisa na rede.
Acho que vocês não irão perder nada em conhecer mais o orkut ou o youtube, não é mesmo?

edson carlos disse...

Professora, gostei muito do vídeo, realmente um alerta para a nossa sociedade hedonista...como se vê,governos gastam bilhões para salvar bancos e deixam pobres famintos haitianos a Deus-dará....

Kelly Russo disse...

Legal, Edson! Agora é contigo: imagine as possibilidades de usos desse vídeo em sala de aula (conforme a ficha que deixei postado em nosso blogue) e depois procure outros vídeos interessantes no youtube.
Você vai se surpreender com a quantidade de vídeos interessantes que poderá utilizar como instrumento em suas futuras aulas!

Kelly Russo disse...

Só para lembrar: no youtube vocês encontram animações (desenhos animados), trechos de filmes, clipes, matérias jornalísticas, entrevistas, entre outras muitas linguagens diferentes.
Com tantas possibilidades, sejam criativos!

Anônimo disse...

Também acho que só estamos ganhando em pesquisar no orkut, pena que minha internet é discada e por disso ainda não consegui assistir o vídeo a contento. Vou procurar uma net melhor em algum lugar.

Anônimo disse...

Kelly, o anônimo sou eu, Regina de Deus. Dei um clik errado. Foi mal!

Kelly Russo disse...

Regina: estou esperando seus comentários em nosso blogue sobre o Salto pro futuro que assistiu! Anime-se mulher! bjs

Babi Karen disse...

professora muito bom o vídeo!! muito interdisciplinar, nos mostra vários aspectos dessa "cultura" de produção e consum norte-americana que nos afeta tanto nossa própria saúde como o nosso planeta.
Só não fazia idéia dos números citados...me assustou!Os EUA vão acabar com mundo!

Anônimo disse...

Olá pessoal! Diariamente assisto o programa Salto para o Futuro na Tv Educatica, das 8:45 às 9:45. Os temas são ligados à educação, sempre muito interessantes.
Quem puder assistir não vai se arrepender.
Hoje,(10/11) foi sobre o trabalho infantil e como o professor deve agir quando se depara com esse problema.
Espero que todos possam assistir.
Beijos.

Kelly Russo disse...

Babi: que bom que vc gostou do vídeo! Eu também fiquei impressionada com os números e ainda mais, quando percebi que essa febre consumista também está muito presente no Brasil.
Passei a reparar em como os aparelhos eletrônicos exigem trocas frequentes e em como todo esse lixo não tem lugar próprio: fica tudo junto, infectando o ambiente e levando doenças! Enfim, é um vídeo muito rico mesmo! Espero as suas sugestões sobre atividades! Beijos

Kelly Russo disse...

Regina, tenta postar na página principal! Quero ver seu post lá e não só nos comentários!!! :-)bjs

Priscilla Guilles disse...

Assistir ao vídeo "História das coisas", na lan house pq em casa n da, net discada é um problema,hehe... o vídeo além d ser educativo é muito interessante.

Silvia.Rocha disse...

A FICHA É PARA SER ENTREGUE EM MÃOS OU POSTAR NO AQUI NO BLOG?