quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sem aula dia 4, mas leitura para dia 11

Caros alunos, como expliquei no e-mail, não teremos aula essa semana para que vocês participem da reunião organizada pelo CA de Pedagogia.

Para a próxima semana, por favor, ler o texto: "Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa", de Maria de Fátima Franco.

E sobre ele três perguntinhas:
  • Como a autora relaciona o conceito de "interatividade", utilizado nos ambientes virtuais, com o conceito de "interação pela linguagem" de Vygotsky?
  • Quais as vantagens que a autora aponta, sobre o uso dos blogs como espaços educativos?
  • Você utilizaria o blog também para os primeiros anos do Ensino Fundamental? De que forma?
Escolha uma ou mais perguntas, ou abra novos comentários para discutirmos o texto.

16 comentários:

maracopi disse...

1)Interação... mediada por um computador...cuja construção se dá atravé do jogo de relação semióticas propiciado pelos agentes da cultura ... onde Vigotskidestaca a interação como função mediadora no desenvolvimento cognitivo.
2)Interatividade;a sua atualização diária; letramento digital; links complementares; as convenções são ali criadas entre outros são as vantagens que a autora aponta , sobre o uso dos blogs como espaços esducativos.

3)Levando em consideração que as séries iniciais referem-se do pré-escolar até a 5º ano(antiga 4ª)penso que desde 0s 4 anos de idade seria o ideal para que a criança tivesse os primeiros contatos com o computador por considerar que elas já se utilizam da percepção visual, táctil e auditiva para interagir com a natureza que com a ajuda do educador passa ao estágio de aprendizagem que segundo Vigotski (1984)
"Desde os primeiros dias do desenvolvimmentoda criança, suas aividads adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a objetivos definidos, são refratadas através do prisma do ambiente da criança. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre histórias entre hostória individual e história social."(p.33)

MADFLY disse...

Sobre a questão numero tres acho que utilizaria o blog como recurso sim desde que todos da turma tivessem acesso a este recurso.Como vimos no texto o blog deixou de ser só um diario na web para se tornar ferramenta aliada a vários objetivos. Não sei a forma exata que utilizaria, depende de vários fatores, do objetivo a ser alcançado com determinada turma, do desenvolvimento da propria turma e da disponibilidade do recurso.

Sobre a questão numero dois a autora coloca no texto inumeras vantagens, entre elasa utilização do blog para expor suas ideias sobre detreminado assunto, comentar livros, escrever, criar projetos em grupo.
Bull determina tres vantagens dos blogs a Economia( precisão e comunicação de ideias) os Comentários (compartilhamento entre os leitores) e o Imediatismo (comentários quase on line sobre assuntos lançados na web). " O blog proprosciona a possibilidade de discutir temas de sala de aula, complementando-os, pensando sobre o assunto, e respondendo, o que induz uma maior participação de todos os estudantes." (Bull)

luanda disse...

1- Da mesma forma q a linguagem tem um papel essencial na
formação do pensamento e do caráter do indivíduo conforme Vygotsky afirma, a autora acha q a interatividade no ambiente virtual tem em relação as pessoas q acessam tais blogs, por isso a ênfase nos blogs e weblogs como incentivo pedagógico e um espaço educativo.

2- Exposição de idéias, debates, comentários, publicações instantânea divulgando textos, imagens, músicas, etc, o letramento digital, etc.

3- Eu utilizaria sim, mas como um extra para as crianças iniciarem este primeiro contato com o mundo virtual, porém como nem todos ainda tem acesso, utilizaria o tempo de aula para as turmas menores com criações de blogs para fotos, e fazerem comentários sobre tais encaminhando sempre a turma a fazerem debates, porém isso dependeria da idade, dos recursos conforme madfly comentou.

Anônimo disse...

A apreenssão de conhecimentos e a interação com o meio ambiente de que falava Vigotsky, acontece da mesma forma no mundo virtual. A partir do momento em que a criança interage virtualmente com outras crianças da mesma idade, com os professores, família, etc..., trocando idéias e informações, se enriquecendo cultural e socialmente.

Anônimo disse...

Utilizaria sim, hoje em dia, crianças de 4 anos já fazem uso do computador.
O uso dos blogs, ajuda a criança a desenvolver a leitura, e a escrita, basta que seja incentivada a isso. O professor que consegue desenvolver um bom trabalho em sala de aula, conseguirá também virtualmente trabalhar com seus alunos a informática educativa com bastante criatividade.

Anônimo disse...

A principal vantagem no uso dos blogs como espaços educativos é a escrita colaborativa e a aprendizagem real da língua escrita, tornando-se um recurso importante para o desenvolvimento da criança. Essa é uma experiência muito diferente da pedagogia q estamos acostumados a conviver, onde para cada pergunta, existe uma resposta padronizada.
Como futura professora, utilizaria sim os blogs com meus alunos, desde que houvesse disponibilidade de equipamentos na escola. Seria preciso analisar a realidade das crianças para saber como trabalhar com essa ferramenta.

Anônimo disse...

A principal vantagem no uso dos blogs como espaços educativos é a escrita colaborativa e a aprendizagem real da língua escrita, tornando-se um recurso importante para o desenvolvimento da criança. Essa é uma experiencia muito diferente da pedagogia q estamos acostumados a conviver, onde para cada pergunta, existe uma resposta padronizada. Como futura professora, utilizaria sim, os blogs com meus alunos, desde q houvesse disponibilidade de equipamento na escola. Seria preciso analisar a realidade das crianças para saber como trabalhar com essa ferramenta.

paoladamas disse...

2) Vários autores discutem sobre a importância dos Blogs na educação; Os blogs favorecem a alfabetização, estimulam a comunicação e a troca de idéias favorecendo a um processo de comunicação interativa.

Anônimo disse...

Andréa C. diz...

Será uma maravilha quando a informatica,realmente fizer parte do cotidiano escolar do aluno, visto que há infinidades de progamas educacionais para serem utilizados nas aulas. Porém a realidade é que poucas escolas possuem um laboratório de informatica a disposição dos alunos, e os professores na verdade não estam preparados para esta prática.

Anônimo disse...

com certeza eu utilizaria blogs em minhas aulas, pois a linguagem é a forma pela qual nos comunicamos e, sendo assim, para que haja um bom trabalho em sala de aula, por que não utilizá-los como forma de manter maior contato entre alunos e professores? tornando mais prazeroso o ato de ensinar-aprender.

edson carlos disse...

Com certeza utilizaria os blogs como meio de aprendizagem escolar. É uma ferramenta e tanta!

Hora do bate papo disse...

2-Considerando-se a pesquisa apresentada, percebe-se que a construção interativa de uma narrativa possibilita ao educador identificar e analizar as estratégias lingüisticas-cognitivas de seus alunos na construção do texto, sua compreenção textual, além de propiciar uma situação real e dinâmica de leitura e escrita.

Hora do bate papo disse...

1-Atualmete o termo "interativo" refere-se a qualquer coisa que possibilite ao usuário algum tipo de participação ou troca de ações, que permita algum tipo de controle.Nos ambientes virtuais o indivíduo vivencia esse movimento de participação, troca e comunicação. No caso do blog educativo o professor seria o "agente da cultura" que possibilita o acesso a esse tipo de linguagem. Vygotsky ressalta a importância do outro no desenvolvimento do indivíduo e que os processos de aprendizagem provém de algo externo ao sujeito relacionado a história e a cultura.

Kelly Russo disse...

Legal "hora do bate papo", mas só para complementar seu comentário, lembre-se que espaços interativos podem ser ou não, colaborativos.
E que este último nos permite construir outras formas de narrativas e de relacionamentos na criação de um espaço de aprendizagem.
E já pensou que, por meio da internet, quantos "outros" a criança poderá se relacionar na construção do conhecimento? Essa nem Vygtsky poderia imaginar...

Danda Rocker disse...

1. A interatividade através dos blogs dá-se por meio de escrita e leitura que são formas fundamentais no desenvolvimento da linguagem descritas na teorica sócio-interacionista de Vygotsky. O autor do blog dispobiliza os textos para os leitores que podem interagir através dos comentários.

2. O desenvolvimento lingüístico, a construção de textos narrativos, interação sócio-cultural, compreensão e interpretação de textos, escrita colaborativa.

3. Sim, utilizaria. Acredito que a melhor forma seria um blog moderado pelo professor onde fossem construídas histórias colaborativas. Cada aluno escreveria um trecho da história, o que desenvolveria a interpretação de texto e criatividade além da interação cultural entre os colaboradores.

Sandra Christina.

Jenifer Lopes disse...

Entendo linguagem como um meio de se propiciar a comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais que podem ser sonoros, gráficos, gestuais e também digitais. O computador, se visto como meio de comunicação, propiciará o uso de uma, ou muitas, linguagem(s), nos levando a compreensão do conceito de interação defendido pela autora e teorizado por Vygotsky. Visto que segundo ela, a partir da interação social, o sujeito desenvolve a sua relação com o mundo, mediada pela linguagem, que lhe permitirá ter acesso aos bens culturais da sociedade em que está inserido.
Os ambientes virtuais, como o blog por exemplo, promovem a integração através de uma linguagem própria, que para ser utilizada, o sujeito deve se apropriar, levando-o desta maneira a se relacionar com o mundo de uma forma específica. Dentre muitas vantagens apontada pela autora, uma delas é com certeza o fato de que através dos blogs, se utilizados com função educativa, os alunos desenvolvem suas estratégias lingüísticas-cognitivas, expressando sua compreensão de textos narrativos interativos, participando da criação de textos colaborativos, estimulando a sua criatividade, entre outros. A escrita desta maneira passa a ser pessoal, pois, para um aluno ler um texto ou analisar uma foto postada, colaborar na criação de uma narrativa e expressar o seu comentário, é necessário que tenha se apropriado daquela linguagem, esta por sua vez, o levará a autonomia cognitiva que por sua vez, fará com que exteriorize sua opinião, propiciando a este uma aprendizagem real da língua escrita.
Como professora de Informática Educativa dos primeiros anos do Ensino Fundamental (leciono do 1º ao 6º ano) de uma Escola Privada, utilizo de hipertextos em que exploro a escrita colaborativa dos alunos. Ainda não tive a oportunidade de criar um blog com eles, pois dependo da autorização da administração da escola. Mas, se tivesse esta oportunidade, trabalharia com eles as próprias criações colaborativas feitas nas aulas de Informática. Uma outra proposta seria narrar os acontecimentos mais importantes da escola que tivessem fundamental participação deles. Tenho certeza, que conhecendo bem os alunos que tenho, resultariam em textos muito criativos de fundamental significado para estes.