terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A internet e as pesquisas escolares

Conversando com algumas amigas professoras sobre as facilidades de acesso a informação a partir da internet, nos deparamos com a seguinte questão: ultimamente as pesquisas escolares tem se resumido a recorte e colagem. Adquirir a informação ficou bem mais fácil, mas precisamos ensinar nossos alunos a pesquisarem.
E você, o que pensa a respeito? Quando faz pesquisas pela internet se sente tentado ao "recorte e colagem"? O que acha que nós professores podemos fazer para melhorar as pesquisas de nossos alunos?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

recadinho

Gente,

as notas já estão na porta do laboratório,
as provas feitas no papel almaço, estão no departamento,
as provas feitas no computador, é só pedir que envio por e-mail.

abraço e até uma próxima oportunidade de encontro.

Inclusão Digital em São Gonçalo!?

Olá pessoal,

Nossa turma fez uma pesquisa em 10 escolas e uma ONG educativa de São Gonçalo, destas 5 são da rede pública e 5 da rede privada.

As escolas visitadas revelaram que os conteúdos disponibilizados por meio da internet estão sendo apreendidos e trabalhados em sala de aula de modo extremamente aleatório, com pouco ou nenhuma atuação didática consciente por parte da maioria dos professores.

Contrariando o senso comum, não vimos muitas diferenças entre escolas publicas e particulares. Apesar da estrutura variada, em relação ao uso da internet, os resultados são praticamente os mesmos.

Diante deste quadro, o que impede o melhor desenvolvimento da informática educativa?

E quais as implicações disso para esses atores escolares?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Passado, presente, futuro

Li esse trechinho em um texto do Gadotti e queria compartilhar com vocês:

"Ladislau Dowbor (1998), após descrever as facilidades que as novas tecnologias oferecem ao professor, se pergunta: o que eu tenho a ver com tudo isso, se na minha escola não tem nem biblioteca e com o meu salário eu não posso comprar um computador? Ele mesmo responde que será preciso trabalhar em dois tempos: o tempo do passado e o tempo do futuro. Fazer tudo hoje para superar as condições do atraso e, ao mesmo tempo, criar as condições para aproveitar amanhã as possibilidades das novas tecnologias."

Com essa idéia no ar, gostaria de agradecer a cada um de vocês pela participação, pela discussão e por tudo que aprendi nesse período tumultuado!

Fiquei muito feliz por ver que a grande maioria dos alunos gostou do curso, da metodologia e dos recursos utilizados (até do formtato de avaliação! Que bom!:-) e agradeço de coração as críticas: apesar de poucas, foram significativas.

Obrigada! Prometo melhorar para os próximos cursos e espero que continuemos em contato por aqui e por tantos outros canais de comunicação que a gente foi criando no decorrer do curso!

Forte abraço, mantenham contato e o debate aceso,

Kelly

ORKUT EM FOCO no ar!

Oi, gente!

Só para avisar que além dos murais na FFP, agora já temos um espaço no orkut: Vanessa, Natasha, Wendy e Selma criaram a comunidade "Orkut em foco!" para levar para este site de relacionamento um pouco das discussões que tivemos em aula.

Entre para conhecer o resultado da pesquisa que fizemos sobre a imagem do "professor" e da "educação escolar" no ORKUT! E aproveite para dar a sua opinião sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula!

Espero que este espaço não só continue com as discussões que tivemos, mas que possibilite a inclusão de muitos outros novos temas!

Participem!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Redes sociais da internet assinam acordo para proteger menores

EFE/Yahoo de hoje: Dezessete redes sociais na internet como o Bebo, o Facebook, o Google/YouTube e o Yahoo!Europe assinaram hoje pela primeira vez um acordo europeu para aumentar a segurança dos menores quando utilizarem estes serviços, anunciou a Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia).

A CE lembrou que este tipo de site é um "fenômeno social e econômico" que atrai 41,7 milhões de usuários regulares na Europa, e que "está mudando a maneira de interagir" na rede. Segundo dados europeu, no ano passado, o uso das redes sociais cresceu 35% na Europa, e a CE espera que o número de usuários duplique para 107,4 milhões até 2012.

Nesse contexto, para garantir o crescimento destes serviços, os usuários mais jovens "precisam se sentir seguros quando expandirem suas redes ou compartilharem qualquer informação pessoal", afirmou a Comissão Europeia.

Para combater problemas como assédio sexual ou insegurança dos dados privados, os sites decidiram colocar em um lugar mais acessível um botão para informar sobre condutas inapropriadas ou garantir que os perfis dos menores permaneçam "privados" e não possam ser procurados, o que dificultará que pessoas "com más intenções" tenham acesso a eles.

Além disso, preveem que as opções de privacidade estejam em lugar proeminente e acessível o tempo todo, ou que os com menos idade que o público alvo de uma determinada rede social encontrem mais dificuldades para se registrar nela.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mural do Youtube e outras novidades

Oi, gente.

Queria registrar aqui os meus "Parabéns!!!!" pra turma do mural do youtube! Ficou bem legal!

Amanhã a turma da manhã irá construir o mural sobre o trabalho de campo.

Acho que ficará muito legal também!

E tem mais até o resto da semana: teremos um novo spot em nosso blog sobre a pesquisa de campo, um forum na comunidade da FFP no Orkut, alguns fanzines e talvez, uma comunidade no orkut sobre as pesquisas que vocês fizeram sobre a imagem do professor e do aluno no Orkut!

Vamos divulgar para os colegas da faculdade pra divulgarmos e ampliar os debates que tivemos em aula!

Até amanhã!