terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Redes sociais da internet assinam acordo para proteger menores

EFE/Yahoo de hoje: Dezessete redes sociais na internet como o Bebo, o Facebook, o Google/YouTube e o Yahoo!Europe assinaram hoje pela primeira vez um acordo europeu para aumentar a segurança dos menores quando utilizarem estes serviços, anunciou a Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia).

A CE lembrou que este tipo de site é um "fenômeno social e econômico" que atrai 41,7 milhões de usuários regulares na Europa, e que "está mudando a maneira de interagir" na rede. Segundo dados europeu, no ano passado, o uso das redes sociais cresceu 35% na Europa, e a CE espera que o número de usuários duplique para 107,4 milhões até 2012.

Nesse contexto, para garantir o crescimento destes serviços, os usuários mais jovens "precisam se sentir seguros quando expandirem suas redes ou compartilharem qualquer informação pessoal", afirmou a Comissão Europeia.

Para combater problemas como assédio sexual ou insegurança dos dados privados, os sites decidiram colocar em um lugar mais acessível um botão para informar sobre condutas inapropriadas ou garantir que os perfis dos menores permaneçam "privados" e não possam ser procurados, o que dificultará que pessoas "com más intenções" tenham acesso a eles.

Além disso, preveem que as opções de privacidade estejam em lugar proeminente e acessível o tempo todo, ou que os com menos idade que o público alvo de uma determinada rede social encontrem mais dificuldades para se registrar nela.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom saber que as pessoas responsáveis pela grande rede, estão buscando mecanismos para inibir o acesso de menores de idade a certos conteúdos.
Com certeza, as famílias, educadores,etc, ficarão mais tranquilos sabendo que seus filhos e alunos estarão mais protegidos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Acho que todo o esforço de se pensar em possibilidades de melhorar a vida e segurança das pessoas é sempre otima. Que bom que tem gente relamente pensando essa realidade e buscando meios de melhorar a sensação de segurança, tem muita gente má intencionada utilizando esse recurso (internet), afinal é "democratito" no sentido de ter todo tipo de gente.

Concordo com a Regina para os pais de crianças e adolescentes será muito bom.