domingo, 30 de novembro de 2008

Crianças devem jogar online, diz estudo

Um estudo organizado pela MacArthur Foundation revela que games online e interação com outras pessoas na Web trazem benefícios às crianças, ensinando-as como se portar socialmente e as ajudando a desenvolver habilidades técnicas básicas.

De acordo com Mizuko Ito, um cientista do UC Irvine's department of informatics que liderou o estudo, as crianças que não têm acesso às diversões mais populares da Web correm o risco de serem excluídas socialmente e de não desenvolverem algumas das habilidades básicas para sobreviver na era da internet.

Segundo o relatório, pais e professores mistificam a realidade digital porque isso não existia em suas infâncias. "Mas impedir as crianças disso [usar a rede], elimina uma importante atividade social e recreacional e poderia levá-los à ignorância sobre como interagir não somente em sua juventude, mas também potencialmente em sua vida profissional", explicam os pesquisadores.

A pesquisa, chamada Digital Youth Project (algo como Projeto Juventude Digital), teve início em 2005 e conta com entrevistas de 800 crianças, além das cinco mil horas de observação da atividade online dos adolescentes.

Ufa!!!!

Depois de quase três meses de um triste e tenebroso "inverno-grevista" vivenciaremos nesta semana, o momento de retono às aulas.

Espero por vocês nesta quinta, animados e cheios de informações/relatos/sensações/expectativas para esse novo início.

Abraço,

Kelly

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seminário de Educação Popular na FFP

A profª Márcia Alvarenga(EJA), convida à todos para participarem gratuitamente nos dias 26-27 e 28/11 do seminário na FFP. Será conferido certificado.
Inscrição pelo e-mail: seminarioep@yahoo.com.br
Esperamos a presença de todos.
Regina de Deus

sábado, 15 de novembro de 2008

Microblog: a onda da vez

Surge agora no horizonte do mundo virtual algo que os pesquisadores apontam como o próximo fenômeno da internet: o microblog – também conhecido como nanoblog. Mas, afinal de contas, o que é um microblog?

Em linhas gerais, é um pequeno espaço para publicação de posts com tamanhos que variam de 120 a 200 caracteres – uma versão miniaturizada do blog.

Os textos podem ser postados por telefone celular, SMS, serviços de mensagem rápida, e-mail ou internet. Isto permite ao dono do microblog atualizá-lo em tempo real, seja na fila do banco, enquanto espera a consulta médica ou durante a viagem no metrô...

Muitos criticam o microblog, acusando a ferramenta de “vulgarizar” a linguagem escrita. Além disso, dizem que o número reduzido de caracteres empobrece a comunicação. Já os microblogueiros rebatem as acusações. Argumentam que são postos diante do desafio de transmitir idéias com clareza e concisão.

E você, o que acha da idéia?

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Temos algo a fazer sobre isso?

Gravidez precoce é rotina na América Latina
A BBC divulga em seu site um estudo realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) segundo o qual 25% das adolescentes da América Latina foram mães antes de completar 20 anos.
De acordo com os pesquisadores, o porcentual de gravidez precoce é alto em todo o continente, mas a taxa é influenciada pelos números da Colômbia e do Brasil.
O panorama brasileiro, no entanto, apresenta leve melhora se comparado com o da década de 1990, quando o índice era de 86 em vez dos atuais 83 nascimentos para cada mil garotas com idades entre 15 e 19 anos.
A média latino-americana é de 76,2. A conclusão da comissão é que a iniciação sexual cada vez mais precoce das adolescentes não é acompanhada pelo uso de anticoncepcionais, ao contrário do que se percebe nos demais continentes.
Como conseqüência, o estudo aponta o agravamento da pobreza, já que as meninas são forçadas a interromper os estudos e não conseguem qualificação profissional.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ambiente virtual para reflexão do ensino de Física e Matemática

Professores de Física e Matemática do Ensino Médio, além de licenciandos, que desejem participar de discussões quanto à prática pedagógica nesta área podem aproveitar o InterAge, ambiente virtual mantido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES).
A ferramenta on-line é formada por um conjunto de páginas e recursos de comunicação que visam promover a interatividade entre docentes, propondo reflexões sobre a prática profissional destes.
Por meio do InterAge, o usuário tem acesso aos Laboratórios Pedagógico e Interativo. Este, porém, exige do participante que se inscreva no projeto, de forma a aderir aos fóruns de discussão, além de utilizar os recursos pedagógicos já livres para acesso a quem apenas se cadastra no Laboratório Pedagógico.
Os inscritos no Laboratório Interativo recebem ainda informações sobre cursos gratuitos oferecidos pelo programa.
O InterAge pode ser acessado em nutes2.nutes.ufrj.br/interage. Divulgue!