terça-feira, 23 de setembro de 2008

Preconceito racial existe dentro de mundos virtuais

Especialistas em comportamento da Northwestern University, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que mostra que as pessoas mantêm seu padrão de comportamento e predisposições ao preconceito mesmo em mundos virtuais.

O estudo foi realizado dentro dos servidores do mundo virtual There.com e concluiu que, como na vida real e seguindo modelos de estudos reais semelhantes a estes, o padrão é o mesmo e é levado em conta raça, sexo e beleza física. "O estudo sugere que interações entre estranhos em mundos virtuais são muito similares a interações entre estranhos no mundo real. Você poderia pensar que enquanto está nessa terra de fantasia deve agir diferente, mas as pessoas exibiram o mesmo tipo de comportamento" , explicou Paul W. Eastwick, responsável pela pesquisa.

Ok. E será que poderíamos trabalhar contra o racismo e o preconceito também através da rede virtual?

3 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhalhar contra o racismo e qualquer forma de preconceito é um dever de todos. Em quaisquer que seja o veículo, principalmente na rede virtual, que por ter um longo alcance, pode muito bem ter ótimos resultados.
Tudo que puder ser feito neste sentido é bem vindo e cabe às pessoas ligadas a educação uma responsabilidade maior.

Kelly Russo disse...

Concordo contigo, Regina.
Acho que o racismo está presente em qualquer espaço e meio, portanto, nada melhor do que desenvolver um olhar (na gente e em nossos futuros alunos) sobre como identificá-los nesses espaços.
Como perceber que um texto, uma imagem ou um site possui elementos racistas? O que mudaria para que ele deixasse de ser racista? Ou o que acrescentaria para que ele funcionasse como uma "arma" de informação contra os preconceitos?

Priscilla Guilles disse...

Sim. Asssim como o preconceito é propagado ele pode ser "combatido", ou pelo menos podemos sensiblizar as pessoas contra o racismo, etc. Uma postagem como essa em um blog é uma forma de vercermos o preconceito na medida em que estamos todos juntos, unidos, postando comentário sobre o assunto. O debate e o esclareciento já é um bom começo.