segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Menos de 1% prioriza educação ao votar

Notícia divulgada hoje pela Agência Estado:

O brasileiro não prioriza a educação na hora de votar, constatou a primeira edição da pesquisa anual do Ibope sobre educação. De acordo com o levantamento, menos de 1% da população considera as propostas para a educação determinantes na escolha do prefeito. O estudo revela ainda que 68% dos entrevistados não têm a menor idéia do que o atual governante está fazendo pela educação em seu município.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desinteresse pela educação parte das classes dirigentes. "O que temos que fazer é sensibilizar a classe política, os empresários e a sociedade civil de que educação é a base da civilização. Sem ela, não há crescimento econômico distribuição de renda, queda da criminalidade. É um trabalho de longo prazo, pois no Brasil é muito recente esse despertar para o valor da educação", disse o ministro no lançamento do movimento Educar para Crescer, quando foi divulgada a pesquisa, no Museu da Casa Brasileira, em SP.

Na pesquisa do Ibope foram ouvidas mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos, de todas as classe sociais, moradoras de nove regiões metropolitanas do País: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

De fato, a população que valoriza o voto e prioriza o candidato comprometido com a educação é ínfima, basta olhar o resultado da eleição para prefeito em São Gonçalo. Reeleger a atual prefeita no 1º turno, é brincadeira!!!
A população que têm preguiça de pensar, está muito satisfeita com a situação da educacão neste município.
Infelizmente, isto reflete a situação do país e do mundo.

Jenifer Lopes disse...

Essa realidade não identifico só nas eleições... Sou professora de uma escola particular no bairro do Boaçu, São Gonçalo. E verifico que a maior preocupação dos pais ao conhecer a escola é a respeito do aspecto físico da mesma. Não se preocupam em saber como é o ensino, não fazem questão de conhecer o professor...
O que interessa é se a escola tem play ground e piscina. Acredito que isto se dê em maior escala, quando falamos de baixa renda. Da mesma forma, no caso das eleições para prefeito de São Gonçalo, o que o povo priorizou não foi a educação, mas sim suas ruas asfaltadas e as praças (algumas) reformadas.
O que me leva a crer que a preocupação do povo é a aparência e não a sua essência. ...