domingo, 8 de março de 2009

mídia e consumo infantil

Só uma pílula sobre um assunto que rende muita discussão.

Hoje no O Globo, saiu uma matéria sobre a possibilidade de uma agência nacional passar a acompanhar e multar empresas alimentícias que incentivam crianças a consumirem alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras trans.

Elas são acusadas de irresponsabilidade por relacionar de forma direta personagens de desenhos animados à seus produtos, por incluir jogos e brinquedos para colecionar, entre outros artifícios que seduzem as crianças.

A matéria também discute a relação da mídia com a criança, e pelo que li, o jornalista coloca muita ênfase na imagem da criança como uma vítima-passiva frente às produções publicitárias.

Por outro lado, recentes pesquisas com crianças feitas pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, contradizem tais argumentos: as crianças são bem mais inteligentes do que esse discurso parece acreditar, e elas costumam driblar a publicidade de acordo com os seus próprios interesses.

Acho um debate difícil, mas deixo aqui um convite para a nossa reflexão.

O que vocês acham?

15 comentários:

Denise Siqueira disse...

Como mãe de duas crianças, posso dizer de carteirinha que as crianças são sim vítimas passivas de toda essa publicidade. Entre um desenho e outro, aparece na tv o refrigerante que tem o personagem do desenho animado impresso no rótulo, o salgadinho que vem com figurinha, o cereal que vem com brinquedo, o iogurte que vira picolé... acho muito difícil que uma criança consiga driblar tanta publicidade... Quem diz isso, deve estar em defesa das grandes marcas que lucram com toda essa publicidade.
Acho perfeito que uma agência nacional acompanhe de perto esse assunto e que fiscalize sim, pois todos os dias nossas crianças são tentadas a consumir vários produtos com baixo ou nenhum valor nutritivo, entrando em contato cada vez mais cedo, com excesso de sal ou de açúcar.

Kelly disse...

Gostei do desabafo, Denise! Eu não tenho filhos e confesso ter medo dessa dificuldade: educar para um consumo consciente!

Sobre as pesquisas, foram feitas por gente da educação e da comunicação de diferentes universidades do Rio de Janeiro.

Apresentam dados interessantes através das falas das próprias crianças que são convidadas à fazer críticas aos programas de TV.

Por exemplo, elas reconhecem que a TV "apela" para fazer com que comprem algo, criam critérios para a censura de programas ao apontar quais os programas "que deveriam ser vistos pelos pequenos" (elas sempre se referem para os menores que elas, mesmo tendo seis, sete anos!).

Mas realmente a pesquisa não apresenta dados do passo seguinte: ok, elas não são tão pacivas, possuem senso crítico, mas como potencializar esse lado crítico trabalhando com elas para "não caírem na tentação do consumo sem consciencia e responsabilidade?"

Esse é mais um debate para a educação...

Carlos disse...

Acho que a idéia de um conselho é uma idéia muito boa, mas fica a pergunta: e quem fará parte dele? Serão eleitos por quem?

Edmilson disse...

Eu nao sei... Mas lendo o que vocês colocaram, parece que esse cuidado tem que atingir os adultos também! Tanta gente que não "resiste" à tentação do consumo!

Aline disse...

Hoje na aula foi comentado que essa discussão sobre mídia e educação é tão antiga, quanto comum na política brasileira. Parece que desde os anos 1930 já existiam estudos sobre a necessidade de se incluir o cinema na escola: tanto como ferramenta didática, quanto para preparar os alunos para não serem levados por modismos provocados por artistas de Hollywood. Acho que a gente não avança nunca na televisão!

Karla disse...

No telecentro a gente vê que não é só mais a tv que estimula o consumo: a internet também faz isso e muito. São jogos, filmes, música, tudo para consumir enlouquecidamente¹

Edmilson disse...

Mas isso é bom ou ruim? Quer dizer, eles passam a ter acesso a um mundo de informações!

Flaviana disse...

Também sou mãe e concordo totalmente com o que a Denise falou. Acho uma boa idéia ser feita uma agência que cuide disso mais diretamente.

Tereza disse...

Alguém escutou algo sobre a história da menina que era viciada pela internet? O consumo da internet pode também ser tratado como um "consumo irresponsável".

Tereza disse...

Edmilson: mas que tipo de informação? Qual a qualidade? Essa que é a discussão!

Anônimo disse...

Acho que as crianças até podem interagir de modo mais ativo com a televisão ou outras mídias, mas acho que elas não têm preparo para desenvolver um senso crítico capaz de evitar o consumismo. Aliás, os adolescentes também sofrem do mesmo mal ao confundirem ter com ser.

Flávia disse...

Concordo plenamente com Denise, pois também tenho filhos, na verdade 3 e, em idades diferenciadas. Até o mais velho, com 16 anos é bastante influenciado, sendo necessário sempre estar conversando e tentando orientá-lo no sentido de não consumir exageradamente determinados produtos, até porque uma das minhas grandes preocupações são as cantinas das escolas. A escola deveria ser, no meu modo de pensar, por se tratar do segundo lugar onde as crianças e jovens permanecem mais tempo, lugar de incentivo a uma boa alimentação, entretanto não é o que vemos, pelo contrário são oferecidos salgadinhos,refrigerantes,balas, etc. Cadê as frutas? os sucos? as opções mais saudáveis. É difícil,mesmo para uma criança bem orientada em casa, conseguir resistir a tantos apelos...
Acredito que as escolas e as universidades deveriam começar a agir e pensar em suas contribuições para que diminuamos os efeitos negativos destas praticas alimentares nocivas.

Flávia disse...

Concordo plenamente com Denise, pois também tenho filhos, na verdade 3 e, em idades diferenciadas. Até o mais velho, com 16 anos é bastante influenciado, sendo necessário sempre estar conversando e tentando orientá-lo no sentido de não consumir exageradamente determinados produtos, até porque uma das minhas grandes preocupações são as cantinas das escolas. A escola deveria ser, no meu modo de pensar, por se tratar do segundo lugar onde as crianças e jovens permanecem mais tempo, lugar de incentivo a uma boa alimentação, entretanto não é o que vemos, pelo contrário são oferecidos salgadinhos,refrigerantes,balas, etc. Cadê as frutas? os sucos? as opções mais saudáveis. É difícil,mesmo para uma criança bem orientada em casa, conseguir resistir a tantos apelos...
Acredito que as escolas e as universidades deveriam começar a agir e pensar em suas contribuições para que diminuamos os efeitos negativos destas praticas alimentares nocivas.

14 de Março de 2009 16:33

PROYECTOS disse...

Muy buen blog!!

dvcfh disse...

p emotion on the highway will always encounter bumpy road, love skelter may be a normal thing, nevertheless the passion for males and females of some constellation always unsatisfactory, often abandoned, the next inventory the constellation from the five most often left out Louis Vuitton Monogram Vernis. - first: Capricorn Capricorn boys while using partner together started live a fairly easy life, and that he Gongsifenming effort is an utter workaholics, generally buried on their work back talks official on the couch watching youtube, he thinks and the second half should really be utilized to this lifestyle, and Capricorn men discuss future plans as well as the result of can be feels frosty to last another half will check out Capricorn male and couldn't own heart, will never stand Capricorn males are boring lifestyle and chosen to get rid of him lv Monogram sac. br second: Scorpio Scorpio boys during the pay of feelings can be really sincere, but very insecure and wish for each other well again and again towards the assurance of his passion, and quite often when the Scorpio male from the morass into insecurity, he'll almost certainly begin to have hypochondriac to start with questioning one another's whereabouts would love everything towards the bad place, and then ought to hold back until the other's denial will ease this action play tire However, some girls will feel terrible, will notice the Scorpio male caused a fantastic burden and pressure, and thereby the guts would be the perception of sac Louis Vuitton Voyages??ending. br third: Virgo Virgo boys in love when disadvantage, that's, he took the initiative to pursue the other, if your virgin male much like the one I make compromises in terms of how sometimes but allow opposite side hate, so he doesn't choose to cherish his usually disadvantage virgin male excuse to shed other complain that he's not manly, virgin male within a dominant position, he often insufferably arrogant. beyond debauchery, usually do not nurture your brain, and often should hold back until other half finally could hardly might leave him, he'd a rude awakening to request another party to not leave him, but usually too far gone. br Name 4: Cancer Cancer within the boys interaction jointly for an extended time jointly between has developed into habit, that habit, he has been in actual fact n't want to eliminate, but to his this concerning feelings eat tasteless gesture, and also Cancer male will feel if initiated by breaking down, he may not stand the tears, so safer to allow other party initiated via the split Louis Vuitton sac! br Name 5: Taurus Taurus boys to reduce each other, absolutely don't have mouths, but expression of performance, he showed impatience, perhaps even less speech or absent-minded and so forth, dumped girlfriend dispensable for him to keep at it by it does not matter, but when he had been develop a cold atmosphere with the other part stand automatically to exit him, appears like is, in fact, is close to his heart, he left out. sac Louis Vuitton