domingo, 8 de março de 2009

mídia e consumo infantil

Só uma pílula sobre um assunto que rende muita discussão.

Hoje no O Globo, saiu uma matéria sobre a possibilidade de uma agência nacional passar a acompanhar e multar empresas alimentícias que incentivam crianças a consumirem alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras trans.

Elas são acusadas de irresponsabilidade por relacionar de forma direta personagens de desenhos animados à seus produtos, por incluir jogos e brinquedos para colecionar, entre outros artifícios que seduzem as crianças.

A matéria também discute a relação da mídia com a criança, e pelo que li, o jornalista coloca muita ênfase na imagem da criança como uma vítima-passiva frente às produções publicitárias.

Por outro lado, recentes pesquisas com crianças feitas pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, contradizem tais argumentos: as crianças são bem mais inteligentes do que esse discurso parece acreditar, e elas costumam driblar a publicidade de acordo com os seus próprios interesses.

Acho um debate difícil, mas deixo aqui um convite para a nossa reflexão.

O que vocês acham?

15 comentários:

Anônimo disse...

Como mãe de duas crianças, posso dizer de carteirinha que as crianças são sim vítimas passivas de toda essa publicidade. Entre um desenho e outro, aparece na tv o refrigerante que tem o personagem do desenho animado impresso no rótulo, o salgadinho que vem com figurinha, o cereal que vem com brinquedo, o iogurte que vira picolé... acho muito difícil que uma criança consiga driblar tanta publicidade... Quem diz isso, deve estar em defesa das grandes marcas que lucram com toda essa publicidade.
Acho perfeito que uma agência nacional acompanhe de perto esse assunto e que fiscalize sim, pois todos os dias nossas crianças são tentadas a consumir vários produtos com baixo ou nenhum valor nutritivo, entrando em contato cada vez mais cedo, com excesso de sal ou de açúcar.

Anônimo disse...

Gostei do desabafo, Denise! Eu não tenho filhos e confesso ter medo dessa dificuldade: educar para um consumo consciente!

Sobre as pesquisas, foram feitas por gente da educação e da comunicação de diferentes universidades do Rio de Janeiro.

Apresentam dados interessantes através das falas das próprias crianças que são convidadas à fazer críticas aos programas de TV.

Por exemplo, elas reconhecem que a TV "apela" para fazer com que comprem algo, criam critérios para a censura de programas ao apontar quais os programas "que deveriam ser vistos pelos pequenos" (elas sempre se referem para os menores que elas, mesmo tendo seis, sete anos!).

Mas realmente a pesquisa não apresenta dados do passo seguinte: ok, elas não são tão pacivas, possuem senso crítico, mas como potencializar esse lado crítico trabalhando com elas para "não caírem na tentação do consumo sem consciencia e responsabilidade?"

Esse é mais um debate para a educação...

Anônimo disse...

Acho que a idéia de um conselho é uma idéia muito boa, mas fica a pergunta: e quem fará parte dele? Serão eleitos por quem?

Anônimo disse...

Eu nao sei... Mas lendo o que vocês colocaram, parece que esse cuidado tem que atingir os adultos também! Tanta gente que não "resiste" à tentação do consumo!

Anônimo disse...

Hoje na aula foi comentado que essa discussão sobre mídia e educação é tão antiga, quanto comum na política brasileira. Parece que desde os anos 1930 já existiam estudos sobre a necessidade de se incluir o cinema na escola: tanto como ferramenta didática, quanto para preparar os alunos para não serem levados por modismos provocados por artistas de Hollywood. Acho que a gente não avança nunca na televisão!

Anônimo disse...

No telecentro a gente vê que não é só mais a tv que estimula o consumo: a internet também faz isso e muito. São jogos, filmes, música, tudo para consumir enlouquecidamente¹

Anônimo disse...

Mas isso é bom ou ruim? Quer dizer, eles passam a ter acesso a um mundo de informações!

Anônimo disse...

Também sou mãe e concordo totalmente com o que a Denise falou. Acho uma boa idéia ser feita uma agência que cuide disso mais diretamente.

Anônimo disse...

Alguém escutou algo sobre a história da menina que era viciada pela internet? O consumo da internet pode também ser tratado como um "consumo irresponsável".

Anônimo disse...

Edmilson: mas que tipo de informação? Qual a qualidade? Essa que é a discussão!

Anônimo disse...

Acho que as crianças até podem interagir de modo mais ativo com a televisão ou outras mídias, mas acho que elas não têm preparo para desenvolver um senso crítico capaz de evitar o consumismo. Aliás, os adolescentes também sofrem do mesmo mal ao confundirem ter com ser.

Flávia disse...

Concordo plenamente com Denise, pois também tenho filhos, na verdade 3 e, em idades diferenciadas. Até o mais velho, com 16 anos é bastante influenciado, sendo necessário sempre estar conversando e tentando orientá-lo no sentido de não consumir exageradamente determinados produtos, até porque uma das minhas grandes preocupações são as cantinas das escolas. A escola deveria ser, no meu modo de pensar, por se tratar do segundo lugar onde as crianças e jovens permanecem mais tempo, lugar de incentivo a uma boa alimentação, entretanto não é o que vemos, pelo contrário são oferecidos salgadinhos,refrigerantes,balas, etc. Cadê as frutas? os sucos? as opções mais saudáveis. É difícil,mesmo para uma criança bem orientada em casa, conseguir resistir a tantos apelos...
Acredito que as escolas e as universidades deveriam começar a agir e pensar em suas contribuições para que diminuamos os efeitos negativos destas praticas alimentares nocivas.

Flávia disse...

Concordo plenamente com Denise, pois também tenho filhos, na verdade 3 e, em idades diferenciadas. Até o mais velho, com 16 anos é bastante influenciado, sendo necessário sempre estar conversando e tentando orientá-lo no sentido de não consumir exageradamente determinados produtos, até porque uma das minhas grandes preocupações são as cantinas das escolas. A escola deveria ser, no meu modo de pensar, por se tratar do segundo lugar onde as crianças e jovens permanecem mais tempo, lugar de incentivo a uma boa alimentação, entretanto não é o que vemos, pelo contrário são oferecidos salgadinhos,refrigerantes,balas, etc. Cadê as frutas? os sucos? as opções mais saudáveis. É difícil,mesmo para uma criança bem orientada em casa, conseguir resistir a tantos apelos...
Acredito que as escolas e as universidades deveriam começar a agir e pensar em suas contribuições para que diminuamos os efeitos negativos destas praticas alimentares nocivas.

14 de Março de 2009 16:33

PROYECTOS disse...

Muy buen blog!!

dvcfh disse...

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