quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cometando sobre o texto Hipertexto Cooperativo

Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia com autoria de : Alex Fernando Teixeira Primo e Raquel da Cunha Recuero.

O texto apresenta uma crítica feita a web , onde esta, utilizaria de mecanismos que servem de guias de navegação, trazendo consigo o acesso de forma restritiva influenciando o leitor navegar por alternativas por eles disponibilizadas.
Os autores analisam as características da escrita coletivo segundo o conceito de hipertexto cooperativo, discutindo como os blogs e wikipédia viabilizam a possibilidade de alteração do usuário.Ressalta que os blogs e as páginas wikis permitem aos internautas serem criadores do seu próprio caminho

3 comentários:

Kelly Russo disse...

Oi, Cris. Obrigada por sua postagem sobre o texto, mas só cuidado com uma coisa: os autores não criticam a web de um modo geral, mas a idéia de que a Internet por si, já é interativa ou hipertextual...
Discutem o próprio conceito de hipertextualidade e de interatividade para apontar que alguns sites de fato permitem uma postura mais ativa do usuário, enquanto outros não tanto. Obrigada pela sua participação! Abraços.

Unknown disse...

Apesar de, ainda, não ter lido o texto, entendo que o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual fazendo com que ele aprenda mais e através de diversas fontes.

Anônimo disse...

Ainda estou lendo o texto.