sexta-feira, 27 de março de 2009

Procura-se professor de informática

Queridos,

Surgiu uma vaga no Colégio Mopi bem bacana: a de professor de informática.

O perfil tem que ser de alguém que tenha know how na área de novas mídias e integração das mesmas com o currículo da escola. Preferencialmente, pedagogia.

Melhor ainda se já tiver prática com alunos de diversas idades. É pra dar aula no Mopi da Tijuca e Barra.

Please, mandem-me currículos e indicações para o meu e-mail pessoal:

kellyrussobr@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de março de 2009

Inscrições Abertas

A ONG BemTV - Educação e Comunicação, de Niterói, abriu inscrições para o curso de vídeo digital e de programação para linguagem web!

Interessados podem encontrar informações no site:

www.bemtv.org.br

ou pelo telefone: (21) 36041500

segunda-feira, 9 de março de 2009

E por falar em mídia

Coloco aqui uma notícia interessante: no dia seis de fevereiro começou a tomar forma a primeira Conferência Nacional de Comunicação, reivindicação histórica dos movimentos pela democratização da comunicação.

A Comissão Nacional Pró-Conferência deliberou quais entidades serão indicadas para integrar a organização do evento. Entre elas está o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), um dos principais atores na mobilização pela Conferência.

Além do FNDC serão indicados o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitárias (Abraço), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Movimento Negro Unificado, entre outras entidades.

A Comissão irá sugerir como tema central para o debate na Conferência a idéia de que "as comunicações são meios para a construção dos direitos e da cidadania".

E cadê o pessoal da educação? Será que não estamos, mais uma vez, deixando de lado essa discussão?

domingo, 8 de março de 2009

mídia e consumo infantil

Só uma pílula sobre um assunto que rende muita discussão.

Hoje no O Globo, saiu uma matéria sobre a possibilidade de uma agência nacional passar a acompanhar e multar empresas alimentícias que incentivam crianças a consumirem alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras trans.

Elas são acusadas de irresponsabilidade por relacionar de forma direta personagens de desenhos animados à seus produtos, por incluir jogos e brinquedos para colecionar, entre outros artifícios que seduzem as crianças.

A matéria também discute a relação da mídia com a criança, e pelo que li, o jornalista coloca muita ênfase na imagem da criança como uma vítima-passiva frente às produções publicitárias.

Por outro lado, recentes pesquisas com crianças feitas pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, contradizem tais argumentos: as crianças são bem mais inteligentes do que esse discurso parece acreditar, e elas costumam driblar a publicidade de acordo com os seus próprios interesses.

Acho um debate difícil, mas deixo aqui um convite para a nossa reflexão.

O que vocês acham?

sexta-feira, 6 de março de 2009

Quadro de avisos

Oi, gente.

Sei que o movimento anda lento por aqui, mas tenho uma proposta: que tal "pendurarmos" avisos de cursos, atividades culturais interessantes ou indicações de grupos que atuem com a temática mídia educação?

Sei que na UERJ é final de temporada (período longo esse, não?), mas agora em março começam a ser divulgados cursos em diferentes instituições e o próprio projeto Cinema Paraíso na FFP, do qual faço parte, vai recomeçar em abril com novas possibilidades de curso.

A idéia é termos um curso de roteiro, um curso de edição, outro curso de produção audiovisual ou um curso de animação. Todos aconteceriam na própria FFP, duas vezes por semana, no horário tarde/noite.

O que vocês acham? Teriam interesse em algum tema em particular?

Aguardo sugestões.