Só uma pílula sobre um assunto que rende muita discussão.
Hoje no O Globo, saiu uma matéria sobre a possibilidade de uma agência nacional passar a acompanhar e multar empresas alimentícias que incentivam crianças a consumirem alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras trans.
Elas são acusadas de irresponsabilidade por relacionar de forma direta personagens de desenhos animados à seus produtos, por incluir jogos e brinquedos para colecionar, entre outros artifícios que seduzem as crianças.
A matéria também discute a relação da mídia com a criança, e pelo que li, o jornalista coloca muita ênfase na imagem da criança como uma vítima-passiva frente às produções publicitárias.
Por outro lado, recentes pesquisas com crianças feitas pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, contradizem tais argumentos: as crianças são bem mais inteligentes do que esse discurso parece acreditar, e elas costumam driblar a publicidade de acordo com os seus próprios interesses.
Acho um debate difícil, mas deixo aqui um convite para a nossa reflexão.
O que vocês acham?