quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Youtube e seus frutos

Lembram da pesquisa sobre o youtube?

A turma da tarde está organizando um mural para divulgar as indicações mais interessantes sobre vídeos disponíveis no youtube.

Como o espaço é pequeno, foram selecionados alguns dos trabalhos realizados pelas turmas. As pessoas listadas abaixo por favor, enviarem seu trabalho do Youtube para o e-mail:

reginadeus@bol.com.br

Regina é integrante do grupo e irá organizar essas informações para disponibilizar aos interessados da FFP. Será uma espécie de manual "Youtube: dicas de uso para professores".

Alunos: Priscila G. Mattos; Jennifer Lemos; Ana Paula Fonseca; Verona A. Borges; Selma F. Souza; Ozana Tauna; Bárbara Karan; Sandra C. Baptista; Michelle Puente; Ana caroline Silva; Vanessa da glória; Shyrlei Rosendo; Marcos A. C. Pimentel; Maria dos Remédios; Edson Carlos. Enviem o quanto antes para ela!

Turma da manhã

E aí, gente. Começamos com as apresentações do trabalho de campo sobre o uso da informática nas escolas públicas e privadas de São Gonçalo.

Foram visitadas 11 escolas, entrevistamos professores, alunos e coordenadores pedagógicos.

O que fica da apresentação de seus colegas?

Quais as informações chamaram mais a sua atenção?

Que discussão você acha mais importante?

Que informação deveremos divulgar? E de que forma podemos divulgá-las?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Youtube também é educação!

Youtube também é educação!
O site Youtube foi a grande novidade de 2006.

A maior coleção de vídeos da internet também traz ensino e preparação para o vestibular. Há inúmeros vídeos relacionados a ciência e assuntos da atualidade, interessantes para quem está se preparando para o vestibular.

A grande vantagem do site é trazer na forma de vídeos alguns temas áridos de serem compreendidos pelo aluno. Utilizando a criatividade e a caixa de busca, pode se encontrar verdadeiras jóias.

O prof. Venê, do Objetivo Guarulhos recomenda:

1. Digite "vento de través" - série de vídeos que mostram aeronaves com problemas no pouso devido ao vento forte. Uma visualização do chamado problema de Composição de Movimentos, em Cinemática.

2. Digite: "barreira do som" - série de vídeos que mostram aeronaves quebrando a famosa barreira do som com seu estrondo característico.

3. Digite: "bomba nuclear" - séria de vídeos a respeito das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, entre outros eventos relacionados ao tema.

4. Digite: "divisão celular" - série de vídeos relacionados ao tema de Biologia.

5. Digite: "Saramago" - série de vídeos com entrevistas do escritor José Saramago.

Tente outras pesquisas. Você vai ter enorme surpresas.

Outra dica é o site Teacher Tube, uma versão didática, ainda em expansão, do Youtube. Verifique!

Educação em Direitos Humanos

Depois de conhecer e discutir o Plano Nacional de Direitos Humanos, como nós professores podemos contribuir com esse debate em nosso espaço de trabalho?

Se a "teoria das leis é sempre muito distante da prática no Brasil", como torná-la mais próxima de nossa futura prática?