quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ciberativismo e educação pública

Depois de nossas discussões em aula sobre ciberativismo, levanto algumas questões para a nossa reflexão.

Reconhecendo a educação como um direito humano fundamental, seria possível pensarmos no uso da internet para divulgar ou tornar ainda mais evidente a situação de precariedade das escolas públicas de São Gonçalo? Ou, por outro lado, utilizar essas tecnologias para sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação escolar?

Como poderíamos iniciar um movimento nesta direção a partir de nossas aulas de informática educativa? Como disponibilizar ou trabalhar com os dados que coletamos durante a nossa pesquisa de campo?

domingo, 14 de dezembro de 2008

Direitos Humanos e a e-cidadania

Na próxima aula discutiremos a relação entre os Direitos Humanos, os movimentos sociais e a grande rede.

A Internet pode ser um espaço de mobilização social? De apoio aos Direitos Humanos? Pode ser vista como um espaço democrático?

E na educação: pode democratizar o espaço escolar? Tornar público o dia a dia de uma escola? Tensionar relações de poder?

Vamos pensar nesse tema para o nosso próximo encontro. Procurem informações!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Uma Verdade Sobre o Orkut

Recebi em meu email, há algumas semanas ,um texto (para mim bastante interessante) sobre o Orkut escrito pelo professor Marco André Vizzortti (USP), ele nos faz um alerta sobre a supexposição a que estamos sujeitos ao usarmos esta ferramenta interativa e o perigo(que muitos de nós já conhecemos ) que corremos ao negligenciarmos alguns cuidados.

Será que o professor Vizzortti está exagerando, ou realmente estamos subestimando tais perigos, quando muitas vezes colocamos fotos (nossas,de parentes ou amigos) ou quaisquer informações que possam ser usadas de forma indevida e contra nós?

Se quiserem ler o texto , acessem www.uraoline.com.br/colunas/suaopinião/orkut.html

Espero que leiam e que possa ser útil,
Abraço a todos,
Flávia Cantuária

Criador da Wikipedia diz que site não é confiável.

da Ansa, em Londres."Um dos fundadores da enciclopédia eletrônica online Wikipédia criticou as afirmações do ministro da Educação britânico, Alan Johnson, que disse que o site seria um instrumento educativo para os estudantes. Segundo Larry Sanger, que participou da criação do Wikipédia em 2001, a enciclopédia não é muito confiável."Temo que Johnson não sabe ainda dos problemas que a Wikipédia possui, começando pela dificuldade da sua gestão, dos conteúdos muitas vezes não confiáveis e o envolvimento em uma série de escândalos", afirmou Sanger."A Wikipédia ainda é muito útil e foi um fenômeno interessante, mas chegamos à conclusão de que não é uma fonte totalmente confiável", acrescentou.Durante a conferência anual da Associação dos Professores e do Sindicato dos Professores, que aconteceu nesta terça-feira em Belfast, na Irlanda do Norte, Johnson descreveu a internet como "uma incrível força para o bem da educação" de professores e alunos, chamando a atenção para o papel da Wikipédia."A Wikipédia permite que qualquer um tenha acesso a informações que antes eram somente reservadas a quem havia se inscrito no site da Enciclopédia Britannica", concluiu o ministro. A Wikipédia é um dos dez sites mais visitados do mundo e contém mais de 6 milhões de verbetes e definições feitas exclusivamente por voluntários. A página, porém, já foi acusada de conter várias imprecisões.Preocupado com a pouca confiabilidade das informações na Wikipédia, Sanger decidiu abandonar o projeto e há duas semanas lançou uma nova enciclopédia online, no endereço www.citizendium.org.O Citizendium ainda é realizado com contribuições dos usuários mas, esclarece Sanger, o diferencial é a constante monitoração feita por um grupo de especialistas e professores universitários." (Extraído).
Até que ponto poderemos confiar na Wikipedia? Sabe-se que os verbetes são escritos por voluntários e que, dependendo do caso, o significado tende a corroborar o grupo da qual o voluntário pertença. Isso implicará em parcialidade. Como você ajudará seus alunos a serem melhores informados sobre isso?

Orkut e implicações com a idade.

No site de relacionamentos Orkut traz como base para se tornar membro, a idade mínima de 18 anos. Já é notório que crianças e adolescentes com idades inferiores ao permitido têm tido acesso ao Orkut burlando a Lei, ou seja, dizendo que possuem uma idade acima da real. Como você, educador, analisa esta questão? Que meios você poderá usar para permitir o acesso dos seus alunos adolescentes com idades inferiores ao permitido ao Orkut?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Usando a Informática

E aí, pessoal ?

Depois de nossa discussão "julgamento" sobre o uso ou não do orkut na sala de aula, gostaria de saber como vocês planejariam uma 1ª aula de Informática, imaginando-se em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, especificamente sobre a internet e ainda mais sobre o Orkut.

Por onde vocês começariam? Acham que seria necessária a confecção de um roteiro? quais as atividades propostas? Que problemas e questões precisariam enfrentar?

O uso da ortografia na internet.

Galera!!! Com a internet e especialmente o Orkut, os alunos que acessam a Rede costumam muitas vezes escreverem em "códigos" que só eles conhecem. Será que essa forma de escrita poderá atrapalhá-los no uso "correto" da língua padrão? Como você poderá ajudá-los a serem bilíngües?

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Orkut: Uma "ferramenta" na educação.

Olá!!

Com a evolução da tecnologia fica cada vez mais evidente a necessidade do uso da informática nas escolas públicas.A sociedade brasileira vive essa evolução digital. O Orkut site de relacionamento, é um bom exemplo disto.
As escolas discriminam o Orkut não percebendo o seu poder de interação e comunicação, é hora das instituições escolares utilizarem o orkut em benefício da educação. A partir dessa questão proponho que todos possam responder a seguinte questão: Tratando-se das escolas públicas, como os professores podem trabalhar o tema Orkut em sala de aula?

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Agora é com vocês!

Gente, agora que voltamos da greve é hora de vocês mesmos postarem as questões para o debate sobre o que discutimos atualmente: o orkut na educação.

Em lugar de comentários, vocês farão os posts sobre o texto: "Orkut na escola pública". Espero as questões e os comentários propostos por vocês!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Recordar é viver...

O que você se lembra de nossas aulas de Informática e Educação?

Quais os termos/conceitos que chamaram mais a sua atenção?

Quais os textos que lemos e discutimos?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Conheçam o Blog desta Escola Municipal

Esse blog foi organizado por alunos e professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Dêem uma olhada!

http://jornaldabaptista.blogspot.com/2008_11_01_archive.html#168010866351545872

Abraço e até quinta!