sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Conhecendo o Youtube

Caros alunos,

Estive nesta última terça, em uma reunião na FFP e continuamos sem data de retorno.

Sendo assim, nosso contato à distância deve continuar por mais um tempinho.

Entrem no endereço abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

É um vídeo do youtube. A proposta é fazermos um mapeamento sobre esse espaço virtual.

Muitos de vocês já devem conhecer esse site, para os que não conhecem: um site que disponibiliza vídeos de assuntos diversos, produzidos por diferentes países do mundo.

É incrível a quantidade de temas que podem ser encontrados por aqui!

Vocês devem entrar, assistir (é preciso ter caixa de som para ouvir o áudio) e fazer uma pequena "ficha de avaliação" do vídeo, conforme o modelo abaixo:

TÍTULO DO VÍDEO
LINK (endereço para encontrá-lo na internet)
TEMPO DE DURAÇÃO
BREVE RESUMO:
INDICAÇÃO DE USO: (série que seria mais indicado? que disciplina? atividades que poderiam ser utilizadas: após e antes do vídeo? Formas de utilização)

Depois, você irá escolher um outro vídeo, sobre o tema que você preferir e faça a mesma ficha de avaliação, pensando em possibilidades de uso.

As duas fichas (do vídeo que envio e de outro que vocês escolhem no youtube) deverão ser entregues em nosso primeiro dia de aula, juntamente com o trabalho sobre orkut (para a turma de 15h) e os resultados do trabalho de campo (para as turmas de 9h40 e de 12h).

Estou à disposição para qualquer esclarecimento. É uma tarefa bem simples e em sala iremos discutir cada uma delas. Quem quiser, pode fazer em dupla, ok?

Abraço e sigamos em contato!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Acesso à Web salta 78% nas residências do Brasil

Os dados são da pesquisa mensal Ibope/NetRatings, divulgada nesta quarta-feira. Em agosto, 24,3 milhões de pessoas acessaram a Internet a partir de suas casas, enquanto o número de pessoas que moram em residências em que há computador conectado à Web cresceu para 36,3 milhões, número que era de 30,1 milhões há um ano.

De acordo com os dados do Ibope, o Brasil continua com o maior tempo de navegação entre os dez países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, à frente do Reino Unido, que em agosto alcançou 21 horas e 45 minutos, e da Alemanha, que ficou com 21 horas e 2 minutos.

Crimes pela internet têm mais punição

O aumento de ações penais em relação aos conteúdos da internet acompanha o crescente número de usuários e já provoca mudanças de comportamento em sites, empresas, escolas e até nas famílias.

A responsabilidade de todos está cada vez mais clara: o site de relacionamento que não tirar conteúdo ofensivo do ar, a pedido da vítima, torna-se réu na ação, o blogueiro que permitir um comentário agressivo a terceiro em seu blog responde na Justiça junto ao agressor, os pais são responsáveis na esfera civil por ofensas feitas via web pelos filhos e por aí vai.

Na opinião do advogado Alexandre Atheniense, presidente da Comissão de Tecnologia de Informação do Conselho Federal da OAB. "O brasileiro aderiu rapidamente à internet e aos sites de relacionamento, em especial, mas se expõe demais e tem uma falsa noção de que a tecnologia propicia anonimato", explicou.

Há um movimento crescente nas escolas de conscientização de pais, alunos e professores sobre o risco de se expor na internet e as conseqüências dos atos virtuais. "Eu tenho feito três palestras por semana. O principal é desmistificar a internet como uma terra sem lei", afirmou Opice Blum. Jornal O Estado de S. Paulo.